UFFS assina Acordo de Cooperação Técnica para a promoção da saúde em Passo Fundo
Além da UFFS, fazem parte do acordo a Câmara Municipal e a União das Associações de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF)

Publicado em: 04 de abril de 2019 10h04min / Atualizado em: 04 de abril de 2019 13h04min

Na última terça-feira (2), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) firmou um acordo de cooperação com a Câmara Municipal, representada pelo presidente, vereador Fernando Rigon (PSDB), e a União das Associações de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF), representada pelo presidente, Luiz Valendorf.

O Acordo visa compor um trabalho coordenado para a realização de projetos e eventos que promovam a prevenção à saúde da população de Passo Fundo. Dentre as atividades propostas estão algumas ações, como palestras, oficinas, feiras de saúde, rodas de conversa, debates e atividades voltadas à prevenção de doenças nas comunidades.

No documento assinado estavam previstos os campos de atuação de cada entidade, projetando uma performance melhorada de cada uma na busca do objetivo principal do convênio: a promoção da saúde da comunidade passo-fundense. A UFFS disponibilizará mão de obra especializada para atender as agendas dos eventos gerados desta parceria. A Câmara Municipal ficou responsável pela articulação política e institucional, além da coordenação e divulgação dos projetos e ações. Já a UAMPAF tratará da agenda dos eventos e das demandas de cada comunidade, assim como o planejamento e a organização dos eventos de saúde propostos.

Para conseguir alcançar a maior parcela da população que necessita de atendimento e efetivá-los dentro do previsto pelo acordo, foi elaborado um plano de trabalho para guiar a execução das atividades, no qual constam elementos que constroem um sistema de atendimento em larga escala.

O formato do atendimento previsto pelo convênio facilitará o acesso às várias demandas que a população necessita. Nesse contexto, no decorrer do processo, ele poderá incluir outros temas conforme pesquisa prévia na comunidade, prevendo não apenas o tratamento, mas também a prevenção das doenças que mais afetam a região, personalizando os atendimentos e tornando mais efetivo o uso desses serviços.

A UFFS foi representada pelo Reitor, Jaime Giolo, o Diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, e o Diretor em exercício e coordenador adjunto do curso de Medicina, Leandro Tuzzin.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Passo Fundo

Galeria de Imagens: