UFFS – Campus Passo Fundo inaugura novo ambulatório de ensino
Essa foi a primeira etapa do projeto do Ambulatório de Ensino da UFFS e foi realizada em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo

Publicado em: 21 de março de 2017 10h03min / Atualizado em: 21 de março de 2017 10h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Passo Fundo e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo realizaram, na segunda-feira (20), a inauguração do Ambulatório de Ensino do Campus. O ambulatório funciona na antiga sede do quartel, local onde também está sendo construída a sede da UFFS – Campus Passo Fundo. O ambulatório tem atendimentos nas áreas de Ortopedia, Dermatologia, Ginecologia, Clínica Médica e Pediatria.

O ambulatório é resultado de mais uma parceria entre a UFFS – Campus Passo Fundo e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). A UFFS cedeu o espaço físico, uma área de aproximadamente 700m², e equipou com computadores novos as 10 salas de atendimento. O HSVP, por sua vez, executou a reforma e adquiriu os equipamentos. Para o superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, o investimento, de cerca de R$500 mil, é mais um passo para consolidar a parceria entre as instituições, iniciada ainda em 2012. “A nova estrutura contempla cerca de 1.500 atendimentos ortopédicos por mês, para uma região que chega a 200 municípios. Também serão atendidas as áreas pediátrica e oncológica. O volume de pacientes que assumimos são de 1.200 atendimentos de exames por imagem”, informa.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina e também coordenador do ambulatório, Julio Stobbe, o novo espaço alia assistência e ensino. Segundo Stobbe, os alunos da Graduação e das Residências Médicas utilizarão o ambulatório como campo de estágios. “Trabalhar o ensino e a assistência com entrosamento é fundamental para oferecermos ensino de qualidade aproximado da população”, aponta.

O diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, ressaltou o trabalho conjunto realizado pelas instituições. “Ganham todos: qualifica o conhecimento dos estudantes da UFFS com um local adequado para as aulas práticas, o hospital agora dispõe de um ótimo espaço para atender aos pacientes e a comunidade tem um atendimento de alta qualidade, sendo 100 % atendimento SUS. Com isso a UFFS cumpre seu compromisso com a comunidade”, afirma.

Essa foi a primeira etapa de implantação do Ambulatório de Ensino da UFFS. O total do projeto prevê 20 ambulatórios. Os primeiros ambulatórios foram entregues com a parceria do Hospital de Ensino Hospital São Vicente de Paulo. A segunda parte, que ficará pronta em 70 dias, entregará mais 10 novos ambulatórios, dessa vez em parceria com o Hospital de Ensino Hospital da Cidade.

* com informações e fotos da Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello