Treinamento sobre Pé Torto Congênito (PTC) ocorre em ambulatório do Campus Passo Fundo
O treinamento é ofertado a ortopedistas e tem foco no método Ponseti

Publicado em: 25 de maio de 2017 13h05min / Atualizado em: 25 de maio de 2017 14h05min

Até domingo (28) ocorre treinamento que objetiva capacitar profissionais para o tratamento da enfermidade do Pé Torto Congênito (PTC) pelo professor do curso de Medicina da UFFS – Campus Passo Fundo, Jung ho Kim. A iniciativa é ofertada através de uma parceria entre o Rotary Club, Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo e Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

Segundo o coordenador do projeto, Dr. Jung Ho Kim, o PTC tem origem desconhecida e faz com que os bebês nasçam com um ou ambos os pés virados para dentro. “Isso ocorre porque a estrutura da parte de dentro do pé, nessas pessoas, é mais rígida do que a de fora e, por isso, os pés ficam curvados. O tratamento para essa doença pelo método Ponseti, apresentado no treinamento, é simples e altamente eficaz, consistindo basicamente na utilização de gessos seriados, um pequeno procedimento ambulatorial e a utilização de órteses por algumas horas por dia, para manutenção, por um período determinado. Esse método é muito mais barato e possui resultados melhores do que o cirúrgico”, afirma Kim.

O treinamento teve início na quarta-feira (24) pela manhã, com apresentação do Programa nacional e o papel do Rotary neste projeto seguido da apresentação da “Associação Primeiro Passo”, e finalizando com uma palestra do professor Jung Ho Kim sobre “Como deve ser uma órtese de abdução para o tratamento do pé torto”. À tarde foi realizado workshop com os presentes.

Aqui temos uma foto de dois treinandos realizando aplicação de gesso em paciente

Hoje (25) as atividades ocorrem no ambulatório da UFFS e HSVP, com atendimento a pacientes e discussão de casos. Os treinandos tiveram a oportunidade de avaliar pacientes de 0 a 15 anos em tratamento de PTC e ainda casos de pacientes com indicação de início do tratamento.

Para amanhã estão previstas atividades no HSVP para atendimento a pacientes e discussão de casos.

Foto da equipe de triagem do treinamento, avaliando pacientes.

A atuação do Rotary

Na tentativa de erradicação dessa enfermidade no Brasil, rotarianos do Estado de São Paulo apresentaram um projeto de subsídio global junto à Fundação Rotária, em conjunto com rotarianos dos Estados Unidos, e firmaram uma parceria com a Ponseti International Association (PIA) – Brasil, através da qual estão sendo organizados treinamentos do método Ponseti a médicos ortopedistas brasileiros.

A Fundação Rotária é um fundo para o qual qualquer pessoa pode doar recursos, os quais são destinados a clubes de Rotary do mundo inteiro, para a realização de projetos transformadores, que devem ser previamente estruturados e, posteriormente, deve-se prestar contas do que foi realizado.

Os treinamentos pelo Brasil já foram realizados em São Paulo e Salvador e agora ocorre em Passo Fundo, nos ambulatórios da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT). O objetivo do evento é erradicar o Pé Torto Congênito no país.

Foto da equipe de treinandos acompanhando aplicação de gesso em paciente