Programa de extensão possibilita a estudantes da rede pública aulas de preparação para o ENEM
Encontros ocorrem nos sábados e são ministrados por estudantes voluntários do curso de Medicina

Publicado em: 25 de maio de 2023 15h05min / Atualizado em: 26 de maio de 2023 10h05min

Uma ideia solidária sensibilizou um grupo de acadêmicos do sétimo nível do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo: oportunizar aulas gratuitas de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a estudantes da rede pública do município de Passo Fundo - RS.

O programa de extensão que foi apresentado para aproximadamente 150 pessoas no dia 25 de março foi aprovado em edital de fluxo contínuo para registro de ações de extensão e de cultura no âmbito da Instituição e tem como objeto geral ofertar aulas regulares gratuitas de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes de terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas do município de Passo Fundo.

Ao mesmo tempo, o projeto pretende promover ações complementares às aulas preparatórias regulares, tais quais encontros de orientação para inscrições e documentação, leitura de editais e outros documentos, rodas de conversa para apoio psicológico, orientação vocacional, “aulões” de revisão etc. Nessa linha de ações, ocorreu, na tarde do dia 23 de maio, o minicurso de Extensão Referências e Orientações para Correção das Redações do ENEM. O evento ocorreu no auditório da UFFS – Campus Passo Fundo com transmissão por videoconferência.

Durante o ano de 2023, o programa de extensão está proporcionando aulas regulares gratuitas a 52 estudantes de terceiro ano do Ensino Médio da rede estadual do município de Passo Fundo. As aulas ocorrem aos sábados no turno da manhã e são ministradas por estudantes voluntários do curso de Medicina.

A primeira edição do “Pré-Pop Enem: curso preparatório para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio" conta com a participação estudantes de quatro escolas estaduais do município de Passo fundo: Escola Estadual de Ensino Básico Monteiro Lobato, Escola Estadual de Ensino Médio Maria Dolores Freitas Barros, Instituto Estadual Cardeal Arcoverde e Instituto Estadual Cecy Leite Costa.
A coordenação do projeto é realizada pelas docentes da UFFS Athany Gutierres e Renata dos Santos Rabello.

Para acompanhar as ações e conhecer mais sobre o programa, escreva para prepop.enem@uffs.edu.br ou siga o Pré-Pop nas redes sociais: @prepop.uffs.