Professor do Campus Passo Fundo participa de projeto de caracterização de novos vírus brasileiros
Artigo revela detalhes da estrutura molecular de novos vírus encontrados no Brasil

Publicado em: 11 de maio de 2017 10h05min / Atualizado em: 15 de maio de 2017 15h05min

Já é de senso comum que no mundo da ciência a colaboração entre pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa é fundamental. Quando se trata de um campus em formação, esta colaboração se torna ainda mais importante. E foi através de um esforço colaborativo intenso entre a UFFS, a Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto-SP), o Instituto Evandro Chagas (Belém-PA), a University of Texas Medical Branch (Galveston-TX, USA) e a University of Glasgow (Glasgow-UK) que o grupo de pesquisadores do qual o professor Gustavo Olszanski Acrani, do curso de Medicina do Campus Passo Fundo faz parte, publicou um artigo no qual descrevem pela primeira vez as características moleculares de novos vírus brasileiros.

No artigo intitulado “Characterization of the Bujaru, Frijoles and Tapara antigenic complexes into the Sandfly fever group and two unclassified phleboviruses from Brazil”, publicado no periódico britânico Journal of General Virology, o grupo revela pela primeira vez o genoma completo e a organização molecular de oito novos vírus brasileiros.

Aqui está uma foto do professor Gustavo do Campus Passo Fundo

O esforço conjunto dos pesquisadores permitiu que em pouco tempo estes vírus, que haviam sido isolados em diferentes momentos nas décadas de 60 a 80, pudessem ser caracterizados e identificados molecularmente pela primeira vez através de sequenciamento de última geração, testes sorológicos e análises de bioinformática.

Segundo Acrani, estes vírus, que pertencem ao gênero Phlebovirus, da família Phenuiviridae (Bunyavirales), possuem três moléculas de RNA circular como genoma, são encontrados em carrapatos e mosquitos e foram isolados primeiramente no Norte do Brasil. “Esta é uma grande ordem de vírus conhecida, com mais de 350 espécies diferentes descritas. Apesar de os vírus do gênero Phlebovirus terem uma alta importância em saúde pública, por serem transmitidos principalmente por mosquitos e carrapatos para o homem e animais e causarem doenças febris agudas e encefalites, suas características moleculares são pouco conhecidas”, afirma.

Para o professor, um dado importante mostrado no estudo comprova relatos anteriores de que o rearranjo das três moléculas de RNA do genoma de diferentes vírus deste gênero pode ser um importante mecanismo evolutivo de geração de diversidade e novas espécies virais, “o que ressalta a importância de estudos moleculares de análise dos genomas virais”. Os esforços do grupo agora são para determinar o potencial patogênico destes novos vírus, o espectro de espécies de vertebrados que eles podem infectar e a distribuição dos vírus no território nacional. “A caracterização molecular destes vírus é o passo fundamental para a avaliação do potencial risco de infecção destes agentes”, diz  Acrani.

Link para o artigo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28141497