Nova turma inicia internato médico no Campus Passo Fundo
Alunos atuarão nos campos de prática dos hospitais de ensino conveniados

Publicado em: 22 de julho de 2019 14h07min / Atualizado em: 22 de julho de 2019 16h07min

Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (22), no Auditório da UFFS – Campus Passo Fundo, o início das atividades do Programa de Internato Médico da turma da nona fase do curso de Medicina ofertado Campus Passo Fundo.

No primeiro momento houve uma recepção organizada pelo Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE) do Campus Passo Fundo. A assistente social Jane Luzia França Pedão fez um retrospecto da passagem dos alunos pelo Campus, refletindo sobre os desafios e conquistas que tiveram ao longo do caminho.

Estiveram também presentes os supervisores e representantes dos cenários de prática, o coordenador Acadêmico do Campus Passo Fundo, Leandro Tuzzin, e o coordenador do Curso de Medicina do Campus Passo Fundo, Julio César Stobbe. Na oportunidade foi apresentada a estrutura organizacional do Internato e detalhes sobre os procedimentos, além de outras questões técnicas.

Na programação também houve um breve discurso dos representantes dos hospitais envolvidos, com abordagem na importância dessa etapa na vida acadêmica e a expectativa em recebê-los.

Para o coordenador, Julio César Stobbe, “o internato médico representa uma mudança de status do aluno, quando ele começa a realizar atividades essencialmente práticas nesses últimos dois anos de seu curso”.

No período da tarde está prevista a apresentação dos internos nos cenários de ensino e aprendizagem com intenção de conhecerem as rotinas dos serviços e do treinamento.

SOBRE O INTERNATO

O Internato Médico tem por premissas promover a formação médica em que a humanização seja aliada ao desenvolvimento científico e tecnológico e o objeto da prática seja a necessidade das pessoas e das comunidades, que os médicos sejam capazes de atuar em todos os níveis de atenção integral à saúde, em equipes multiprofissionais, de modo ético, como agentes de transformação social, comprometidos com o desenvolvimento da pesquisa e da ciência médica, com a evolução das condições sanitárias da população, com proteção ao meio ambiente, preservação da saúde, prevenção de doenças e combate e tratamento das patologias prevalentes no contexto geopolítico da UFFS. Três hospitais participam do Internato Médico (Hospital São Vicente de Paula, Hospital de Clínicas e Hospital de Caridade de Carazinho) em três grandes áreas: Clínica Médica, Pediatria e Urgência e Emergência

Galeria de Imagens: