Docentes e acadêmico do curso de Medicina publicam estudo sobre a percepção do medo de ser contaminado pelo novo Coronavírus
Artigo foi publicado na edição de jan/mar de 2021 do periódico Jornal Brasileiro de Psiquiatria

Publicado em: 05 de abril de 2021 23h04min / Atualizado em: 06 de abril de 2021 15h04min

Docentes e acadêmico do curso de Medicina do Campus Passo Fundo publicaram um estudo sobre a percepção do medo de ser contaminado pelo novo Coronavírus. o artigo foi publicado na edição de janeiro/março de 2021 do periódico Jornal Brasileiro de Psiquiatria.

Com o título "Percepção do medo de ser contaminado pelo novo coronavírus", o artigo teve como autores os professores Ivana Loraine Lindemann, Amauri Braga Simonetti, Rogério Tomasi Riffel, Tiago Teixeira Simon, Julio Cesar Stobbe, Gustavo Olszanski Acrani, além do aluno Christian Pavan do Amaral.

O objetivo foi avaliar a prevalência da percepção do medo de ser contaminado pelo novo coronavírus, através de um estudo transversal realizado em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, com coleta on-line de dados sociodemográficos, de saúde, de comportamento e de conhecimento acerca do vírus.

O estudo foi realizado no início da pandemia, em 2020. Foram amostrados 920 participantes, com 64% de prevalência de medo de contaminação, sendo maior em indivíduos que trabalham, que moram com idosos, que tem um elevado risco de contaminação, que realizam maior número de medidas preventivas e que sabem que pertencem ao grupo de risco. O medo de contaminação foi menor entre os idosos, profissionais ou estudantes da saúde e em não fumantes. Observou-se elevada proporção de medo entre os participantes, especialmente entre aqueles que se percebem sob maior risco.

Considerando o importante papel do medo na saúde mental das pessoas, os achados indicam a importância de intensificar ações educativas e informativas, visando ampliar o esclarecimento da população e reduzir os impactos da pandemia nesse aspecto.

Confira o artigo: J Bras Psiquiatr. 2021;70(1):3-11 - DOI: 10.1590/0047-2085000000306