Campus Passo Fundo realiza etapa local do II Festival Cultura de Fronteira
Nesta edição, foram apresentados trabalhos nas categorias Fotografia e Música

Publicado em: 13 de novembro de 2019 11h11min / Atualizado em: 17 de novembro de 2019 15h11min

O Campus Passo Fundo realizou na noite de ontem (12) a etapa local do II Festival Cultura de Fronteira. O evento aconteceu no auditório do Campus e foram apresentados trabalhos nas categorias Fotografia e Música.

Antes das exposições oficiais, a banda Chuleio Contínuo apresentou algumas músicas para o público que estava presente. A banda faz parte do projeto de cultura “Vivência musical e melhoria no convívio universitário coletivo”, coordenado pela professora Jossimara Polettini, e que tem João Lucas Rocha como aluno bolsista. Também fazem parte como voluntários os alunos Bruno Rech, Gabriel Dill, Fábio Zanoni, Gabriel Henrique. Vicente Hauli também participa como convidado. Esse projeto tem o objetivo de proporcionar aos estudantes do curso de medicina maior contato com a música em seu tempo livre de intervalo entre as atividades acadêmicas.

Na ocasião, o documentário “Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul: História, cultura, saberes e práticas populares em cuidado em saúde” foi apresentado pelo professor Adelmir Fiabiani, pela acadêmica bolsista Júlia Carolina Barbosa Garcia e pela acadêmica voluntária Jeniffer Charlene Silva Dalazen. Esse projeto resultou em um documentário sobre as comunidades quilombolas Costaneira e Capão dos Lopes, ambas no município de Fortaleza dos Valos-RS, tendo como enfoque os saberes populares sobre medicina e cuidados em saúde, existentes nas referidas comunidades.

FOTOGRAFIA

Já nas apresentações oficiais, na categoria Fotografia, a professora Alessandra Regina Müller Germani apresentou uma foto com o tema "Marcas da Luta pela Terra na Annoni: a cruz na Comunidade 16 de março".

MÚSICA

E na categoria Música, o acadêmico João Lucas e a servidora Gabi Vargas apresentaram um Duo Voz e Cordas, com as músicas “Can’t bui me love” dos Beatles e “Agora só falta você”, da Rita Lee.

Participaram da banca de jurados: Julio Cesar Stobbe, representando os docentes; Alfredo Castaman, representando a comunidade regional; Thiago Emanuel Rodrigues Novaes, representando os alunos; e Cristiano da Rocha Penz, representando os TAEss.

Galeria de Imagens: