Campus Passo Fundo promove conscientização sobre prevenção ao câncer de pele
Atividade foi realizada pela Residência em Dermatologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)

Publicado em: 12 de dezembro de 2017 15h12min / Atualizado em: 12 de dezembro de 2017 15h12min

Em Passo Fundo, as atividades do Dezembro Laranja iniciaram no último sábado (2), através da campanha nacional de prevenção ao câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que foi realizada pela Residência em Dermatologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Ao longo do sábado, muitas pessoas foram atendidas gratuitamente e orientadas a respeito da importância da prevenção.

Além da conscientização em relação à exposição solar, a equipe avaliou manchas e pintas. E reforçou a importância de analisar seus sinais no corpo e, pelo menos uma vez ao ano, fazer uma consulta com um médico dermatologista para avaliação profissional desses sinais. Em todo o Brasil foram organizados 130 postos de atendimento, envolvendo cerca de 3 mil médicos dermatologistas.

Dezembro Laranja

Em 2017 o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha mas não se queime”. A ação ganha destaque com o movimento Dezembro Laranja, que informa à população as formas de prevenção, com a adoção de uma série de medidas fotoprotetoras, assim como a consulta a um médico especializado para diagnóstico e tratamento. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país.

A recomendação é para usem equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h.

Fonte: Assessoria de Comunicação do HSVP.