Acadêmicos de Medicina publicam artigos em importantes revistas brasileiras
Acadêmicos se formaram recente em colação de gabinete em virtude da pandemia do novo coronavírus

Publicado em: 09 de junho de 2020 21h06min / Atualizado em: 12 de junho de 2020 08h06min

A acadêmica de Medicina, Patrícia Aline Vivian, orientada pelo professor da UFFS, Jorge Roberto Marcante Carlotto e co-orientada pela também professora da UFFS, Ivana Loraine Lindemann, publicaram o artigo "Artéria hepática direita originada da artéria mesentérica superior: Qual seu real trajeto anatômico?"

O trabalho foi realizado em conjunto com a Cirurgia do Aparelho Digestivo e o Setor de Radiologia do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF), e foi publicado na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, a mais importante revista de cirurgia do Brasil.

 O estudo analisou mais de 100 variações da artéria hepática direita e seu real trajeto anatômico através de exames de imagem. A identificação desta variação e do seu trajeto é fundamental para evitar lesões durante as cirurgias hepáticas, biliares e pancreáticas.

Confira o estudo Artéria hepática direita originada da artéria mesentérica superior: Qual seu real trajeto anatômico?

 Além disso, o também acadêmico Lucas Henrique Rosso, teve publicado seu artigo "Delirium em idosos internados via unidades
de emergência: um estudo prospectivo". Em seu artigo, Rosso determina a incidência de delirium em idosos internados em um hospital terciário e verifica sua distribuição de acordo com variáveis preditoras. 

Publicado pelo Jornal Brasileiro de Psiquiatria, o artigo foi orientado pelo professor Júlio Cesar Stobbe e coorientado pela professora Ivana Loraine Lindemann.

Confira o artigo Delirium em idosos internados via unidades de emergência: um estudo prospectivo