Projeto do Campus Laranjeiras do Sul ofertou oficinas de Matemática para alunos do Colégio Estadual Vila Industrial
Projeto de extensão atendeu 29 estudantes do 6º e 7º ano

Publicado em: 10 de dezembro de 2019 15h12min / Atualizado em: 10 de dezembro de 2019 17h12min

O projeto de extensão “Oficinas de Matemática para alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Vila Industrial, no Município de Laranjeiras do Sul, Paraná”, desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul realizou, na sexta-feira (6), o encontro de encerramento das atividades com a entrega de certificados aos estudantes.

O projeto teve início em maio de 2019 e foi coordenado pelo técnico administrativo Ronaldo José Seramim e pelo docente Thiago Bergler Bitencourt, com a colaboração do professor Diogenes Marcante Ribeiro, Diretor do Colégio Estadual Vila Industrial. O projeto, que promoveu encontros semanais, atendeu 29 estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio, no contra turno.

O projeto teve como objetivo realizar oficinas de Matemática básica aos alunos do 6º e 7º ano, com baixo rendimento na Prova Paraná, que é aplicada pelo Governo do Estado com a finalidade de fornecer informações sobre os conhecimentos dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A partir dos resultados da prova, é possível identificar, por exemplo, dificuldades em ler informações e dados apresentados em tabelas, possibilitando que os docentes atuem de forma corretiva visando aprimorar as aulas e possam redirecionar as ações educacionais para atender as fragilidades identificas.

Para o coordenador do projeto, Ronaldo José Seramim, “a experiência em atuar com os alunos foi muito gratificante, com resultados positivos, visto que o aprendizado no Ensino Fundamental é essencial para a formação básica de estudantes que serão futuros acadêmicos”.

O Diretor do Colégio Estadual Vila Industrial, Diogenes Marcante Ribeiro Para Ribeiro, comenta que “o projeto contribuiu para o desempenho dos alunos em sala de aula, fazendo com que melhorassem as notas e também o resultado das avaliações externas, como a Prova Paraná”.

Os alunos que participaram do projeto também fazem uma avaliação positiva. Dentre os depoimentos coletados nos formulários de avaliação, os estudantes, que não foram identificados, relatam: “realmente consegui aprender a resolver vários tipos de cálculos”, “gostei muito das aulas, os professores nos ensinaram e nos ajudaram muito, consegui aprender a resolver várias contas que eu não sabia como fazer”.

Seramim comenta: “considerando a avaliação positiva dos resultados, a coordenação do projeto está avaliando a continuidade das ações em 2020 e a expansão das atividades para outras escolas do Núcleo Regional de Laranjeiras do Sul, que nos apoiou para a realização das atividades.”