Primeiras defesas de dissertações do mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos ocorrem em junho
Defesas ocorrem nos dias 7 e 22 de junho

Publicado em: 25 de maio de 2018 13h05min / Atualizado em: 25 de maio de 2018 14h05min

Estão programadas para ocorrer no mês de junho as primeiras defesas de dissertações dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL), ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

Conforme pedidos já protocolados, junto à Secretaria da Pós-graduação, as defesas ocorrem nos dias 7 e 22 de junho.

A primeira defesa será da dissertação intitulada “Avaliação da atividade antioxidante de óleo essencial e extrato supercrítico de gengibre em fishburguer de tilápia refrigerado”, escrita pela mestranda Leide Mattje, orientada pela docente Eduarda Molardi Bainy. A defesa está marcada para ocorrer no dia 7 de junho, a partir das 13h30 no Auditório do Bloco Docente/Administrativo do Campus.

No dia 22 de junho será a vez da mestranda Fernanda Arpini Souza defender a dissertação intitulada “Processos fermentativos utilizando a levedura Yarrowia lipolytica QU69”, escrita sob orientação do docente Thiago Bitencourt. A defesa está agendada para ocorrer no Auditório do Bloco A, a partir das 9h.


O PPGCTAL

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL), foi lançado na UFFS em março de 2016 e a primeira turma do curso iniciou as aulas em agosto do mesmo ano. Atualmente o mestrado conta com duas turmas em andamento, sendo que a terceira iniciará as aulas no segundo semestre de 2018.

O PPGCTAL tem como área de concentração "Biociência e Tecnologia de Alimentos" e está segmentado em quatro linhas de pesquisa: Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos; Microbiologia e bioprocessos; Análise de alimentos e química de processos verdes; e Processos e modelagem matemática aplicada a alimentos.

O curso visa proporcionar formação científica ampla e profunda em biociências de alimentos, ciências de alimentos, tecnologia de alimentos e engenharia de alimentos, conduzindo a capacitação e qualificação de pesquisadores, docentes e profissionais de alto nível para atuação em setores relativos à temática deste curso. Com isso, o programa tem a finalidade de desenvolver pesquisas que abrangem desde a produção, estocagem, beneficiamento, industrialização e demais aspectos da cadeia produtiva.

As pesquisas são conduzidas de modo a utilizar tecnologias limpas, seguras, processos para aproveitamento de resíduos bem como o desenvolvimento de equipamentos, embalagens e aditivos, tendo como objetivo inovar na maneira de processar um alimento, de modo a torná-lo diferenciado e competitivo com a qualidade nutricional, diminuição das perdas na cadeia de produção e distribuição de alimentos, além da aplicação de tecnologia verde.