Pesquisas do mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável são apresentadas em evento internacional
VIII Congresso Latino-Americano de Agroecologia acontece on-line, entre os dias 25 e 27 de novembro

Publicado em: 25 de novembro de 2020 08h11min / Atualizado em: 25 de novembro de 2020 17h11min

Entre os dias 25 e 27 de novembro, docentes e acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável(PPGADR) da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul participam do "VIII Congresso Latino-Americano de Agroecologia". Organizado pela Sociedade Científica Latino-Americana de Agroecologia (SOCLA) e pelo Grupo de Agroecologia do Departamento de Sistemas Ambientais da Faculdade de Agronomia da Universidade da República, a oitava edição do Congresso, que é realizada em Montevidéu - Uruguai, acontece on-line.

O Congresso tem como objetivo a promoção da reflexão, discussão e intercâmbio científico em Agroecologia, unindo esforços para contribuir com a construção e fortalecimento de sistemas agrícolas resilientes, buscando, assim, ampliar e fortalecer a capacidade de contribuir para a  segurança e soberania alimentar e nutricional da população, o acesso e conservação dos bens naturais, a dinamização de redes locais de produção e consumo, a construção de relações sociais mais justas e equitativas, potencializando as culturas rurais, os valores éticos e a qualidade de vida de agricultores da região e da população, como ação política transformadora.

Conforme a coordenadora do PPGADR, Betina Muelbert, “esse evento é o maior na área de Agroecologia das Américas. A participação de discentes e docentes é uma forma de socializar as nossas pesquisas em diversas temáticas, bem como interagir com especialistas da área. Temos participado em todas as edições, desde a implantação do programa”.

Entre apresentações orais e pôsteres, dez trabalhos do PPGADR foram selecionados para participar das discussões durante o evento. São eles:
- A Aquicultura Orgânica e a Interdisciplinaridade na Construção da Agroecologia como Matriz Sociocultural;
- Agroecologia e Associativismo: fortalecendo relações e gerando renda;
- Agrotóxicos, agronegócio e políticas da morte;
- Aprendizados para a o resgate e multiplicação das frutas nativas no Núcleo Luta Camponesa da Rede Ecovida de Agroecologia; 
- Biodiversidade nos Sistemas Agroflorestais - SAF’s: Uma análise acerca da importância e planejamento da biodiversidade para a implantação de SAF’s mais completos; 
- Certificação orgânica no estado do Paraná, Brasil;
- Piscicultura Orgânica em uma Unidade de Produção Familiar;
- Processo de aprendizagem para a construção de grupos de referência em SAF’s desenvolvido pelo CEAGRO;
- Sistematização das visitas realizadas em assentamento, acampamento e comunidade faxinalense localizadas no Centro-Sul do estado do Paraná, Brasil;
- Uso de plantas medicinais com potencial toxicológico e conhecimento tradicional: Uma abordagem acerca da Comunidade Carlos Pena Filho, Brasil Novo – PA;

Também representa o PPGADR no evento o professor Júlian Pérez Cassarino, que participa da mesa intitulada “Ativar mercados agroecológicos: ponto de encontro entre produtores e consumidores”.


A Sociedade Científica Latino-Americana de Agroecologia – SOCLA
Foi criada em Medellín, Colômbia, em 15 de agosto de 2007, e realiza, a cada dois anos, o Congresso Latino-Americano de Agroecologia. Até o momento, os congressos foram realizados em Medellín - Colômbia (2007), em Curitiba - Brasil (2009), em Oaxtepec - México (2011), em Lima - Peru (2013), em La Plata - Argentina (2015), em Brasília - Brasil (2017) e em Quito - Equador (2018).