Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e AGIITEC estabelecem parcerias interinstitucionais e internacionais
Objetivo é compartilhar experiências exitosas nas diferentes instituições, tanto de pesquisa, como de ensino

Publicado em: 14 de agosto de 2020 13h08min / Atualizado em: 14 de agosto de 2020 13h08min

Com o objetivo de estabelecer e fortalecer uma rede internacional de cooperação técnica e científica, a Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da UFFS e o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Laranjeiras do Sul coordenaram a elaboração de uma proposta envolvendo outras dez instituições de pesquisa e englobando nove diferentes países da região Ibero-americana.

Essa rede tem como objetivo compartilhar experiências exitosas nas diferentes instituições, tanto de pesquisa, como de ensino. Dessa forma, é possível melhorar a qualidade do aprendizado dos estudantes de graduação e de pós-graduação da UFFS e de outras instituições, bem como promover experiências internacionais aos estudantes e parceiros da rede.

A AGIITEC realizou os contatos e articulou a criação da rede, reforçando a importância da inovação e da transferência de conhecimentos entre instituições de pesquisa, evitando a duplicidade de trabalhos e possibilitando o maior aprofundamento e impacto dos resultados obtidos.

Uma das primeiras propostas que resultam dessa cooperação foi a submissão de projetos da UFFS ao Edital CYTED 2020 (Ciencia y Tecnología para el Desarrollo), de mobilidade internacional. Independente dos resultados, as parcerias serão fortalecidas com o desenvolvimento de projetos conjuntos. Uma das propostas submetidas é coordenada pela docente Vânia Zanella Pinto, e aborda a área de embalagens biodegradáveis para alimentos, a qual pode contemplar as áreas de Engenharia de Alimentos, Agronomia, Engenharia de Aquicultura e Economia.

Além da parceira internacional, o projeto de cooperação reforça parcerias com empresas da região, como a Cooperativa de Produtores de Sementes (Coprossel), Indústria Mate Laranjeiras e Santa Maria Celulose.

Aliado com a iniciativa privada, espera-se que a UFFS possa exercer sua missão de contribuir para o aumento da produtividade e eficiência do setor produtivo, responsável pela geração de empregos e riquezas. O projeto tem vigência de 4 anos e visa a valorização da propriedade intelectual e o incentivo ao surgimento de novos negócios.

As instituições e empresas parceiras nessa rede internacional de cooperação técnica e científica são:
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS);
Cooperativa de Produtores de Sementes (Coprossel) / Laranjeiras do Sul-PR;
Indústria Mate Laranjeiras / Laranjeiras do Sul-PR;
Santa Maria Celulose / Guarapuava-PR;
Universidad Andrés Bello (UNAB) e Universidad Técnica Frederico Santa Maria (USM) / Chile;
Universidad de Antioquia (UDEA) e Universidad Tecnológica de Pereira (UTP) / Colômbia;
Centro de Innovación y Desarrollo Agroalimentario de Michoacán (CIDAM) / México;
Universidad Tecnológica Privada de Santa Cruz (UTEPSA) / Bolívia;
Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO) da Universidade de Aveiro (UA) / Portugal;
Universidad de Guayaquil (UG) / Equador;
Universidad Nacional de Córdoba (UNC) / Argentina;
Instituto Tecnologico de Costa Rica (ITCR) / Costa Rica.