Campus Laranjeiras do Sul promove o II Seminário Regional de Sistemas Agroflorestais
Evento ocorre na terça-feira (29), a partir das 8h30

Publicado em: 17 de outubro de 2019 17h10min / Atualizado em: 18 de outubro de 2019 18h10min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul realiza, na terça-feira (29), o II Seminário Regional de Sistemas Agroflorestais. A atividade acontece no Auditório do Bloco Docente/Administrativo do Campus, a partir das 8h30.

O Seminário visa agregar e articular agricultores, técnicos, escolas e organizações locais e regionais para expor e debater experiências da região em sistemas agroflorestais (SAFs) e discutir uma estratégia para difundir e ampliar a presença de SAFs na região. Além disso, o evento busca expor e debater experiências sobre a produção, processamento e comercialização de frutas nativas na região e propor formas de inserção de novos grupos e famílias à cadeia de frutas nativas, apresentar a área experimental de SAFs da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul e fazer um planejamento participativo inicial da área.

As atividades são direcionadas para estudantes e servidores docentes e técnicos administrativos da UFFS, além de agricultores da região. O Seminário é organizado pelo Centro Vocacional Tecnológico em Cooperativismo, Agroindustrialização e Agroecologia (CVT), Núcleo de Estudos Avançados em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Karu Porã (NEA-SSAN Karu Porã), Laboratório Vivan de Sistemas Agroflorestais e Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro).

Programação
8h30 às 09h - Café solidário e cadastramento
9h às 9h15 - Apresentação e boas-vindas
09h15 às 11h - Painel de abertura: Bruce Ferguson do Colegio de La Frontera Sur (México); Cooperativa Terra Livre (Lapa/PR), Laboratório Vivan de Sistemas Agroflorestais (UFFS), Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro)
11h às 12h30 - Carrossel agroflorestal
12h30 às 13h15 - Almoço
13h15 às 13h45 - Apresentação da Área Experimental
13h45 às 15h15 - Trabalho com os grupos temáticos
15h15 às 16h - Discussão de ideias
16h às 16h15 - Síntese, encaminhamentos e avaliação