II Feira do Empreendedor é realizada no Campus Laranjeiras do Sul
Durante a feira estudantes apresentaram 17 projetos inovadores e sustentáveis

Publicado em: 04 de dezembro de 2018 14h12min / Atualizado em: 04 de dezembro de 2018 16h12min

Com objetivo de apresentar projetos inovadores nas áreas de Agronomia, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Alimentos e Ciências Econômicas, tendo como diferencial um planejamento voltado à sustentabilidade, além de estimular a integração entre a Universidade e comunidade regional, foi realizada, na segunda-feira (3) a II Feira do Empreendedor da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. O evento foi realizado no Hall do Bloco A, no período da tarde e noite e recebeu a visita de pessoas de diversas entidades do município.

Durante o evento, os estudantes apresentaram 17 projetos de diversas áreas, como turismo rural, implantação de hortas com hortaliças orgânicas, oficina de produção de bonsai, confecção de copos de vidro reciclado a partir de long necks, aquaponia de camarão e hortaliças em meio rural e urbano, entre outros.

A professora da disciplina de Análise e Administração de Projetos e organizadora do evento, Ceyça Lia Palerosi Borges, comenta que “a II Feira do Empreendedor teve como proposta apresentar projetos inovadores, tendo o cuidado de serem sustentáveis. Os projetos foram desenvolvidos ao longo do segundo semestre de 2018 na disciplina de Análise e Administração de Projetos, ministrada nos cursos de Agronomia, Engenharia de Aquicultura, Ciências Econômicas. Os estudantes do curso de Engenharia de Alimentos também foram convidados para participar do evento e expor os projetos, coordenados pela docente Leda Quast”.

Os projetos foram demonstrados de uma maneira criativa, para que o público visitante pudesse visualizar as propostas. Todos os projetos possuem documentos técnicos que possibilitam acompanhar como seria a implantação dos mesmos, tanto em nível de custo, de tempo, de pessoal, e materiais.

Ceyça faz uma avaliação sobre os trabalhos expostos. Segundo a docente, “avalio os trabalhos de forma positiva. Primeiramente, porque os projetos foram criados pelos estudantes partindo-se da ideia de pensar sobre algo que eles tem vontade de empreender no futuro, de algo que já fazem em suas propriedades ou que acham interessante. Somente essa criatividade, essa inspiração empreendedora já é um ganho fantástico. Em segundo, porque quando eles planejam como fazer isso de maneira que respeite o meio ambiente e a mão de obra, percebemos que no futuro, quando eles forem atuar no mercado, serão profissionais diferenciados, pois além do conhecimento técnico terão o conhecimento extremamente importante que é o cuidado com a sustentabilidade”.

Exposição
O Grupo PET/Conexão de Saberes – Políticas Públicas e Agroecologia do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, também participou do evento com a exposição de fotos itinerante “O custo humano dos agrotóxicos”, do fotógrafo argentino Pablo Piovano.

Galeria de Imagens: