II Feira de Ciências da Cantu movimentou o Campus Laranjeiras do Sul
Mais de mil pessoas prestigiaram o evento

Publicado em: 17 de outubro de 2018 17h10min / Atualizado em: 18 de outubro de 2018 17h10min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul esteve movimentada nesta quarta-feira (17). Aproximadamente 400 estudantes e professores de ensino fundamental, médio e superior apresentaram 123 experimentos durante a II Feira de Ciências da Cantu na UFFS. A exposição dos trabalhos ocorreu no Bloco A do Campus.

Os estudantes e professores representam 30 instituições de ensino de dez municípios da região e apresentaram trabalhos das áreas de ciências exatas: Biologia, Ciências, Física, Matemática, Química, Engenharias e Tecnologias, além de trabalhos técnicos, relacionados à engenharia, tecnologias ou divulgação científica. Além dos apresentadores, aproximadamente, 700 pessoas visitaram a Feira.

Os trabalhos foram avaliados por banca formada por professores, técnicos administrativos e estudantes dos cursos de mestrado UFFS. Foram pontuados os seguintes requisitos: apresentação, execução do experimento, explicação do fenômeno e criatividade. Os melhores trabalhos, em cada categoria, serão premiados. Também ocorreu a premiação do trabalho destaque do evento, escolhido mediante voto dos visitantes. Confira os trabalhos vencedores:

Categoria Ensino Fundamental

1º Lugar: Foguete
Colégio Estadual Laranjeiras do Sul – EFM (Laranjeiras do Sul-PR)
Estudantes: Amanda Talacha Almeida, Dirceu da Silva Jr., Isabella Provin e Vinicius Camargo Svarcz
Professora: Marlisa Bernardi de Almeida

2º Lugar: Sob as lentes e retratos da UFFS: a história e evolução da fotografia (Laranjeiras do Sul-PR)
Escola Estadual Érico Veríssimo
Estudantes: Gutemberg S. de Oliveira, Jhonatan Teston Rode, Maria Clara de Oliveira Pires, Nataly Sabrina Scheffer Duarte.
Professora: Cleuni Fretta Wiggers

3º Lugar: Clepsidra
Escola Vicentina Santa Ana (Laranjeiras do Sul-PR)
Estudantes: Sara Romancini Tasca, Loiuze Francisca dos Santos Czarnieski, Mariana Savararis Perinazzo, Elis Grad de Castro Brambila Rodrigues
Professor: Maurício Cabral Osciany

Categoria Ensino Médio

1º Lugar: Motor V8 eletromagnético
Colégio Estadual Professora Elenir Linke (Cantagalo – PR)
Estudantes: Fabiana Camargo Bedreski, Daniel de Oliveira Farias, Vinicius Borsatto Cattaneo, Bruno Rodrigues de Oliveira
Professora: Luciana Kelnihar

2º Lugar: Diferentes formas de produção de energias
Colégio Estadual João Rysicz Ensino Fundamental e Médio (Marquinho – PR)
Estudantes: Deyvidi Weslem de Paula, Leticia Segobio Correia, Priscila Lulek e Yuri Mossolin
Professora Berenice Silva Machado da Luz

3º Lugar: As metodologias ativas no ensino da Enfermagem: construção do portfólio com materiais recicláveis em centro cirúrgico
Centro Estadual Educacional de Educação Profissional Professora Naiara B. Souza (Laranjeiras do Sul – PR)
Estudantes: Adriana Barbosa, Isabela Dank, Adriane de Jesus Oliveira, Adriana Medenski Martins
Professor: Leandro José Michelon

Categoria Ensino Superior

1º Lugar: Tratamentos alternativos em sementes de milho para mortalidade e repelência de Sitophilus zeamais
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul
Estudantes: José H. de Carvalho, Isaias Luis Leal, Matheus Felipe Kruppa e Brisa Lulli Martins
Professor: Lisandro Tomas da Silva Bonome

2º Lugar: Braço Hidráulico / Eletromagnetismo
Estudantes: Ricardo Mohr e João Idenio Teixeira

3º Lugar: Sistema de recirculação de água
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul
Estudantes: Elias André da Silva, Paulo Bezerra Barros, América Andrade do Nascimento e Mateus Luiz Posolo
Professor: Jorge Erick Garcia Parra

Trabalho Destaque do evento:
Motor com Pistão Eletromagnético
Colégio Estadual Ludovica Safraider Ensino Fundamental, Médio e EJA (Rio Bonito do Iguaçu – PR)
Estudantes: Wesllen Duarte Adamczyk e Eduardo Henrique Zanotto
Professora: Carla Silvana Budski Bovaroli

Organização e apoio
O evento foi promovido pelo Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, e contou com a colaboração de 21 pessoas na equipe de organização, 59 colaboradores nas equipes de apoio, 36 avaliadores, e teve apoio de 27 empresas que também colaboraram com o evento.

Galeria de Imagens: