UFFS e Observatório Social de Laranjeiras do Sul firmam novo acordo de cooperação técnica
Acordo possui como objetivo o desenvolvimento da educação fiscal.

Publicado em: 21 de setembro de 2021 16h09min / Atualizado em: 22 de setembro de 2021 18h09min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul celebrou novo acordo de cooperação técnica com o Observatório Social de Laranjeiras do Sul (OSLS). O termo foi assinado pelo reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, e pelo presidente do OSLS, Mauro Sérgio Provin da Silva.

O acordo, publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 9 de setembro, tem vigência de três anos e prevê a realização de diversas atividades, entre elas: palestras, participação nas semanas e eventos acadêmicos dos cursos abordando a temática da educação fiscal, oficinas de formação para inserção no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, além da construção de indicadores de gestão pública e monitoramento das compras públicas em nível municipal.

O acordo também prevê que o Observatório poderá desenvolver ações específicas de educação fiscal, em conjunto com os cursos de graduação e pós-graduação do Campus, visando a formação dos alunos e servidores para melhoria da transparência na gestão pública, além de desenvolver projetos de pesquisa e extensão em conjunto com a UFFS, visando a melhoria da eficiência na gestão pública local.

Todas as atividades serão desenvolvidas de forma que não ocorra transferência de recursos entre as entidades.

Conforme o coordenador substituto do acordo de cooperação técnica, administrador Ronaldo José Seramim, “esse acordo de cooperação já vem sendo executado desde 2019, sendo de extrema importância a continuidade da parceria com o Observatório Social de Laranjeiras do Sul para o desenvolvimento da educação fiscal no âmbito do Campus, realização de palestras nas semanas acadêmicas e ações específicas de educação fiscal em conjunto com os cursos de graduação e pós-graduação”.

Observatório Social do Brasil

Conforme divulgado na página do Observatório Social do Brasil, a entidade “é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos (exceto os que integrem a esfera de atuação do observatório específico) e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social”.