Estudantes e docentes participam do Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos e VII Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos
Apresentação oral de estudante do Campus Laranjeiras do Sul foi classificada como uma das melhores do evento

Publicado em: 09 de novembro de 2018 13h11min / Atualizado em: 12 de novembro de 2018 10h11min

Estudantes do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL) do Campus Laranjeiras do Sul, acompanhados dos docentes dos cursos, participaram, entre os dias 5 e 9, do IV Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos (CSBEA) e VII Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos (EPEA), realizado na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava-PR.

O evento foi promovido em parceria entre a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

O evento foi realizado com objetivo de integrar estudantes e profissionais da área de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, além de discutir sobre aspectos importantes relacionados com a inovação no processamento de alimentos e ética profissional, buscando promover a difusão do conhecimento científico e o estabelecimento/fortalecimento de redes de parcerias entre diferentes instituições.

Durante o evento os estudantes e docentes puderam acompanhar minicursos, visitas técnicas, palestras e realizaram diversas apresentações de trabalhos científicos.

Trabalho Premiado
A apresentação oral do trabalho “Obtenção, caracterização e encapsulação de polpa de araçá vermelho” do estudante do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos do Campus Laranjeiras do Sul, David Fernando do Santos, foi classificada como uma das melhores do evento, na categoria Ciência de Alimentos.

Conforme relata David, “o trabalho se baseia em um princípio de microencapsulação aplicada a alimentos. Utilizamos três tipos de materiais diferentes para englobar moléculas de interesse em araçá vermelho, formando microcápsulas. Estas cápsulas dão maior resistência a estes compostos durante o processamento de alimentos, assim podendo ser adicionado aos ingredientes de um produto e permanecendo presente no alimento após o processamento”.

O trabalho é de autoria dos estudantes Fernanda Menegon Rosário, David Fernando dos Santos e Daniella Pilatti Riccio, com orientação da professora Vânia Zanella Pinto.

Confira a relação dos melhores trabalhos do evento.

Galeria de Imagens: