Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador e as contribuições do Campus Laranjeiras do Sul
Pesquisas desenvolvidas no Campus envolvem docentes, estudantes e técnicos administrativos

Publicado em: 08 de julho de 2020 09h07min / Atualizado em: 13 de julho de 2020 09h07min

Nesta quarta-feira (8), comemora-se o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico. A data homenageia a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu em 8 de julho de 1948.

Para celebrar a data, apresentamos alguns dados sobre a pesquisa científica no âmbito do Campus Laranjeiras do Sul:

Atualmente, no Campus, são desenvolvidos 97 projetos de pesquisa e outros 22 já foram aprovados para iniciar em agosto. Os projetos abordam as grandes áreas de: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, e outras. Tendo como sub-áreas: Agronomia, Antropologia, Bioquímica, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências, Ecologia, Economia, Educação, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Geografia, Microbiologia, Química, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Sociologia e Zoologia.

Esses projetos são desenvolvidos por docentes, estudantes e técnicos administrativos e incluem pesquisas de iniciação científica, pesquisas coordenadas por núcleos de estudos, de programas de pós-graduação, que resultam em trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, dissertações de mestrado, publicações científicas, livros e outros. Além disso, algumas pesquisas são desenvolvidos em parceria com pesquisadores de outras universidades do Brasil e do exterior e, por vezes, são financiadas por órgãos ou agências de fomento.

A coordenadora adjunta de pesquisa do Campus Laranjeiras do Sul, Vânia Zanella Pinto, fala sobre a importância do envolvimento dos estudantes nos projetos de pesquisa e quanto isso contribui para a formação dos futuros profissionais. Segundo a docente, “o envolvimento dos alunos nas práticas científicas contribui de forma significativa na formação, tanto pessoal quanto profissional, do indivíduo. Ao se dedicar à pesquisa há o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, proatividade para a resolução de problemas, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe e, ainda, o desenvolvimento da criatividade. Além disso, há possibilidades acerca do currículo, como forma de experiências necessárias para a vida profissional e a prestação de contas com a sociedade, pelos recursos investidos na formação desses estudantes”.

Vânia enfatiza, “a pesquisa científica faz com que muitos problemas cotidianos e de caráter mundial, tais como a pandemia do novo coronavírus que vivemos hoje, sejam solucionados ou, ainda, com que soluções já existentes sejam melhoradas. As pesquisas desenvolvidas nas universidades brasileiras promovem a formação de profissionais altamente capacitados que impactam o desenvolvimento da sociedade, devido à excelência do capital humano formado e o conhecimento produzido durante esse processo, como os inúmeros estudos de mestrado e doutorado que solucionam problemas cotidianos ou bastante complexos da sociedade”.

Iniciação Científica
Para estudantes que pretendem ingressar na pesquisa científica o caminho mais comum é participar do Programa de Apoio à Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT) da UFFS. A cada ano são lançados editais para que os docentes realizem a submissão de projetos e programas, nas mais diversas áreas de conhecimento, e para que os estudantes se inscrevem para participar dos projetos.

Campus Laranjeiras do Sul
A relação completa dos projetos e programas de pesquisa desenvolvidos no Campus pode ser consultada no endereço https://bit.ly/3eaTPTQ.