Cursos de Educação do Campo possibilitam a inserção profissional de seus acadêmicos e egressos
O vínculo com a comunidade e a formação sólida na UFFS tem criado condições para que esses profissionais se destaquem

Publicado em: 21 de março de 2019 15h03min / Atualizado em: 26 de março de 2019 14h03min

A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul vem obtendo êxito no que diz respeito à inserção profissional de seus acadêmicos e egressos dos cursos Interdisciplinares em Educação do Campo. Atualmente, segundo informações do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, dos 27 contratos abertos e ocupados por profissionais com formação em Educação do Campo, 20 são oriundos dos cursos da UFFS.

São alunos e alunas que cursam as fases finais dos cursos e também egressos. O curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais e Matemática e Ciências Agrárias tem 11 professores contratados pelo NRE de Laranjeiras do Sul. Já o Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas tem nove professores.

Para o coordenador do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, Fábio Zeneratti, “o curso possibilita o acesso e a permanência no Ensino Superior de uma parcela significativa dos sujeitos do campo, principalmente pequenos agricultores, assentados, indígenas, filhos de trabalhadores rurais e urbanos, e isso tem refletido nessa excelente inserção dos profissionais nas escolas. O vínculo com a comunidade e a formação sólida na UFFS têm criado as condições para que esses números apareçam e se ampliem. São professores formados na UFFS e que hoje fazem a diferença nas escolas nas quais estão inseridos, demonstrando a importância dos cursos de Educação do Campo e a sua contribuição social, pois inseridos nas escolas do campo e da cidade esses professores podem contribuir para que a educação seja cada vez mais forte no país”.

Elizandra Fyg Freitas, egressa do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, é uma das profissionais com vínculo com o NRE de Laranjeiras do Sul. Ela comenta que está atuando como professora de História e Filosofia no Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras, no município de Nova Laranjeiras-PR. “Vem sendo uma experiência incrível e ao mesmo tempo um grande desafio. O conhecimento que tivemos oportunidade de adquirir dentro da Universidade Federal da Fronteira Sul é o que nos proporciona a base para a vida de professor. Como já dizia um professor meu: 'a prática e a teoria sempre têm que andar juntas', e é isso que tento trazer aos meus alunos, além de destacar a importância que as disciplinas têm”.

O professor Fábio Zeneratti destaca também que, além dos egressos que estão inseridos nas escolas como professores, há alguns que seguiram para a Pós-Graduação e estão cursando Mestrado. “Ver nossos alunos seguindo o caminho deles depois de formados é uma satisfação. Isso nos motiva a sempre avançar”.

Rosane de Lima Pires é um desses casos. Egressa do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais e Matemática e Ciências Agrárias, atualmente, além de atuar como professora em Indaial, no estado de Santa Catarina, também está cursando Mestrado em Física na Universidade Federal de Santa Catarina. “Lecionar em outro Estado foi um desafio. Não conhecia nada, a realidade das escolas é outra, no começo foi difícil a adaptação, mas a UFFS ensina os caminhos, onde pesquisarmos, a filtrarmos essa pesquisa. Então, apesar das dificuldades, a UFFS nos prepara e capacita a sermos excelentes profissionais”.