Contribuições do PIBID-Diversidade na formação acadêmica
Programa contou com 60 bolsistas e atendeu 10 escolas da rede estadual de Educação Básica de quatro municípios

Publicado em: 04 de julho de 2018 14h07min / Atualizado em: 04 de julho de 2018 16h07min

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID-Diversidade) da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul funcionou durante quatro anos atrelado ao curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias – Licenciatura. Regido pela Portaria Nº 096, de 18 de julho de 2013, este subprojeto, composto por um coordenador institucional, três coordenadores de área e oito supervisores (professores da rede estadual de ensino), atendeu 60 acadêmicos bolsistas.

O Programa atendeu 10 escolas da rede estadual de Educação Básica de quatro municípios: Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu. Este conjunto de escolas estaduais foi o grande diferencial do projeto, uma vez que participaram escolas do campo localizadas em assentamentos da reforma agrária, acampamentos e em escolas indígenas.

Para a coordenadora institucional do Projeto, Marciane Maria Mendes, “o PIBID-Diversidade caracterizou-se como uma importante política pública com alto potencial de melhoramento dos cursos de Licenciatura justamente por inserir a formação no interior da escola e enfatizar a complexidade da formação de professores no debate e nas ações voltadas à profissionalização dos que atuarão nas escolas de Educação Básica do Campo. Áreas de assentamento, acampamentos e terras indígenas foram contemplados com conhecimento significativo através das ações práticas que foram colocadas ao ensino do campo, construção de materiais didáticos e integração com atividades culturais e sociais”.

A realização de seminários, minicursos, oficinas pedagógicas, a interação com demais acadêmicos dos cursos da UFFS, o contato com a realidade social da docência, entre outras vivências possibilitadas através do PIBID, são fatores que enriquecem e contribuem para o reconhecimento, ainda durante a formação inicial, sobre o papel e a identidade profissional do professor.

João Idênio Teixeira, acadêmico do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias – Licenciatura e bolsista do Programa, fala da experiência em participar do PIBID-Diversidade. “Foi de extrema relevância para minha vida profissional enquanto futuro educador do campo, através dele tive a oportunidade de vivenciar o real dia a dia de um colégio e de como alunos, professores e direção convivem com as dificuldades enfrentadas em sala de aula, seja na falta de materiais ou dificuldade devido à infraestruturada da escola, além de me permitir ser um observador dessas contradições, o PIBID me possibilitou uma atuação para ajudar esses colégios, atuação essa em forma de oficinas e tarefas participativas na escola. Por fim, o PIBID teve um impacto imenso em minha vida, pois através dele consegui incentivo para obter uma formação mais sólida e rica, adequada à realidade escolar”.

Nesse sentido, o Programa possibilitou refletir sobre a prática docente dos professores, além de propiciar uma maior interação entre licenciandos e a realidade escolar, realizando troca de informações e experiências entre os docentes que atuam nas escolas públicas e os futuros profissionais. Cumprindo importante processo na formação de professores das escolas do campo da região de Laranjeiras do Sul.

Transparência

O “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID-Diversidade 2016” foi coordenado pela docente Marciane Maria Mendes. Teve a FAPEU como fundação de apoio e a CAPES como órgão descentralizador do recurso. O local de execução do projeto foi a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul e o valor do contrato firmado foi de R$240 mil, no entanto, o repasse realizado para a execução do Programa foi de R$198.054,65.