Campus Laranjeiras do Sul terá Laboratório de Mídias Digitais
Espaço dará suporte para o desenvolvimento de produtos, materiais didáticos, atividades e soluções em educação

Publicado em: 10 de junho de 2020 14h06min / Atualizado em: 10 de junho de 2020 15h06min

O Conselho de Campus de Laranjeiras do Sul aprovou, durante a 5ª Sessão Ordinária, realizada no dia 3 de junho, a criação do Laboratório de Mídias Digitais, espaço destinado a prestar auxílio no desenvolvimento de produtos, materiais didáticos, atividades e soluções em educação. A expectativa é que o laboratório esteja disponível para atendimentos assim que ocorrer o retorno das atividades presenciais no Campus.

A intenção é instalar o laboratório no Bloco Docente/Administrativo e será supervisionado pela Coordenação Acadêmica do Campus. O Técnico em Assuntos Educacionais Everton Donizetti Kielt dará suporte pedagógico para as atividades realizadas.

O coordenador acadêmico do Campus Laranjeiras do Sul, Thiago Bergler Bitencourt, comenta que a criação do espaço é uma iniciativa da atual gestão do Campus. Ele esclarece: "a construção do laboratório se deve por estarmos nesse momento de pandemia, em que todos os servidores e estudantes estão em casa. Diante disso, sentimos a necessidade de ter espaços na Universidade para construção desse tipo de aulas e linguagem entre a comunidade, ou seja, esse laboratório será um espaço que permitirá ao professor gravar aulas e materiais, realizar eventos online e dessa forma trazer mais visibilidade institucional e também ampliar o rol de contato entre alunos e professores” .

Conforme o coordenador, as atividades a serem desenvolvidas no laboratório ainda estão em definição, mas, a princípio, serão as seguintes:

• Auxiliar no desenvolvimento de produtos, materiais didáticos, atividades e soluções em educação;
• Auxiliar na organização e no desenvolvimento de oficinas para visitantes de escolas da Educação Básica ou estudantes, professores e/ou servidores do ensino superior;
• Auxiliar na divulgação dos resultados de pesquisa e extensão dos projetos do campus;
• Organizar o agendamento e a utilização de materiais relacionados à produção de materiais didáticos, oficinas e/ou videoaulas;
• Auxiliar em proposições de ações de capacitação dos professores do campus no uso de mídias para elaboração de materiais didáticos ou videoaulas;
• Auxiliar em proposições de ações que proporcionem maior contato com as novas tecnologias e a utilização destas como instrumentos de ensino-aprendizagem;
• Auxiliar na divulgação científica para alicerçar ações de pesquisa e produção midiática no Campus;
• Alimentar uma página institucional com as ações relacionadas às produções audiovisuais do campus;
• Auxiliar professores na inserção dos recursos midiáticos em atividades relacionadas ao ensino a distância ou atividades não presenciais;
• Colaborar com atividades de ensino e extensão, como cursos para o ensino médio em disciplinas de Ciências Exatas.

Bitencourt ressalta que “a UFFS não tem cursos de ensino a distância (EAD) e não tem essa premissa. Queremos disponibilizar um espaço para que se tenha mais um canal de acesso e mais uma forma de trabalhar com aulas, mantendo o ensino presencial, primando pela qualidade e gratuidade do ensino. Queremos oferecer para nossa comunidade, alunos e servidores ferramentas e aparatos tecnológicos para que nossa visibilidade e amplitude de contato com a comunidade e acadêmicos aumente”.

Outras informações sobre o espaço podem ser obtidas na Coordenação Acadêmica do Campus.