Campus Laranjeiras do Sul realiza lançamento do Programa de Residência Pedagógica
O Núcleo do Campus Laranjeiras do Sul é formado por 58 acadêmicos

Publicado em: 17 de agosto de 2018 08h08min / Atualizado em: 17 de agosto de 2018 09h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul realizou, na quarta-feira (15), o lançamento do Programa de Residência Pedagógica. A atividade ocorreu no Auditório do Bloco A, com a presença de acadêmicos e professores da UFFS, além de representantes das instituições de ensino envolvidas no programa e do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul.

O Programa de Residência Pedagógica tem como objetivo aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de Licenciatura por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias.

Além disso o Programa busca: induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da Residência Pedagógica; fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores; e promover a adequação de currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da Educação Básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

No Campus Laranjeiras do Sul, as atividades do Programa serão coordenadas pelos professores da UFFS Alex Verdério, Ana Cristina Hammel, Fernanda Marcon, Katia Seganfredo, Marciane Maria Mendes e Fábio Luiz Zeneratti.

O Núcleo de Laranjeiras do Sul é formado por 58 acadêmicos, dos cursos de Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias e de Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas. E atenderá nove instituições de ensino, localizadas nos municípios de Cândido de Abreu-PR, Laranjeiras do Sul-PR, Londrina-PR, Mangueirinha-PR, Nova Laranjeiras-PR, Quedas do Iguaçu-PR e Rio Bonito do Iguaçu-PR.