Campus Laranjeiras do Sul e SEBRAE-PR planejam atividades voltadas ao tema "Educação Empreendedora"
Atividades fazem parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora

Publicado em: 06 de março de 2020 11h03min / Atualizado em: 06 de março de 2020 16h03min

A UFFS - Campus Campus Laranjeiras do Sul, em parceria com o SEBRAE-PR, vem desenvolvendo um projeto que tem como objetivo a preparação de atividades relacionadas ao tema da "Educação Empreendedora".

Na última semana foi realizada reunião para definir as atividades que serão desenvolvidas no contexto do Programa Nacional de Educação Empreendedora. O professor Antonio Maria da Silva Carpes e o coordenador administrativo do Campus, Ronaldo José Seramim, participaram do evento representando a UFFS.  O SEBRAE Laranjeiras do Sul e o SEBRAE Cascavel foram representados, respectivamente, pela gestora estratégica Angélica Fabiana Fonseca Weirich e por Gabriel Delallo Caus.

A UFFS realizará a definição do calendário de atividades, sendo uma delas o "Level one", oficina que visa difundir a cultura de inovação, com atividades que envolvem o conhecimento sobre conceitos e características básicas do que são startups e como estão revolucionando o ambiente de negócios no Brasil e no mundo; aprendizado sobre novas tecnologias e tendências socioeconômicas; validação de problemas e desenvolvimento de protótipos.

As discussões sobre o assunto já vêm sendo realizadas desde 2019, quando a Universidade teve o primeiro contato com as equipes do SEBRAE e realizou alguns eventos em conjunto. Outro destaque nas atividades é o envolvimento da Desenvolve Consultoria Júnior, composta pelos alunos da UFFS, que participam ativamente das atividades envolvendo a parceria.

O professor Antonio Carpes destaca que “a universidade tem um papel de protagonista no processo de desenvolvimento científico, econômico e social.  Um dos papéis da universidade  é potencializar o desenvolvimento humano do aluno e agregar competências que ajudem a impulsionar suas atividades, estimulando-o a explorar o que aprenderam na universidade. Projetos voltados a educação empreendedora devem agregar à UFFS e  à região”.

Ronaldo Seramim enfatiza que "a Direção do Campus Laranjeiras do Sul está participando ativamente das ações e discussões que promovam o desenvolvimento regional sustentável, principalmente para difundir a inovação e o engajamento universitário em torno do empreendedorismo".