Campus Laranjeiras do Sul dispõe de espaço específico para pesquisas relacionadas às plantas espontâneas
Espaço atenderá demandas de Ensino, Pesquisa e Extensão

Publicado em: 17 de novembro de 2017 00h11min / Atualizado em: 17 de novembro de 2017 12h11min

Neste segundo semestre de 2017, o Campus Laranjeiras do Sul passou a contar com um espaço específico para pesquisas e práticas laboratoriais relacionadas à “Ciência das Plantas Espontâneas”. O novo laboratório, localizado no Bloco 3 – sala 110, foi proposto visando atender demandas de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS”.

Conforme explica o professor responsável pelo espaço, Henrique Von Hertwig Bittencourt, “até o semestre de 2017.1 as atividades da área eram desenvolvidas em laboratórios compartilhados, que permitiram a construção de trabalhos a partir de atividades em conjunto com outros professores. No entanto, em virtude do aumento da demanda nos últimos semestres, as iniciativas da área acabavam sendo limitadas pela restrição de espaço”.

No laboratório serão desenvolvidas atividades de estudo sobre Biologia, Ecologia, identificação e manejo de plantas espontâneas. As atividades consistirão em aulas práticas e monitorias das disciplinas de Manejo de plantas espontâneas, Tópicos especiais em plantas espontâneas e Ecologia agrícola, ministradas no Curso de Agronomia, e da disciplina Introdução às Ciências Agrárias do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias. Além dessas atividades, o espaço contribuirá para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de trabalhos de conclusão de curso de Agronomia e de dissertações do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Bittencourt explica que “as plantas espontâneas constituem atualmente um dos principais entraves para a adoção e expansão da agricultura orgânica, dificultando o trabalho dos agricultores, limitando a produção agropecuária e o processo de transição da agricultura convencional para a orgânica. Por isso, a ciência das plantas espontâneas tem sido revitalizada nos últimos anos, demandando a formação de profissionais que supram a carência de informações relacionadas ao seu conhecimento e manejo, sob uma nova perspectiva”.

Segundo o professor, “o laboratório trabalhará a partir de demandas de pesquisa regionais. Por isso, espera-se que ele contribua na formação de pessoal qualificado capaz de prover soluções para problemas reais relacionados à dinâmica de plantas espontâneas nos agroecossistemas. Nessa perspectiva, o foco do laboratório é o aproveitamento de recursos locais, a aplicação de conhecimentos ecológicos e a interdisciplinaridade”.

Confira a relação de projetos e monitorias em andamento no laboratório.