Biblioteca do Campus Laranjeiras do Sul realiza retrospectiva sobre atividades desenvolvidas em 2020
Ao longo do ano, foi realizado um total de 814 empréstimos, 444 devoluções e 1263 renovações

Publicado em: 18 de dezembro de 2020 15h12min / Atualizado em: 18 de dezembro de 2020 15h12min

A equipe da Biblioteca da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul fez uma retrospectiva das principais atividades desenvolvidas em 2020. Apesar do ano atípico, a Biblioteca não parou e procurou se fazer presente na vida dos usuários.

No início de 2020, ocorreu a mudança de leiaute da biblioteca, com a disponibilização de mais computadores para os alunos e balcão de atendimento mais acessível. Pouco tempo despois, chegou a pandemia e, com ela, veio o trabalho remoto. Diante disso, o atendimento ao usuário foi reinventado, acontecendo com agendamentos prévios. 

Ao longo do ano, foi realizado um total de 814 empréstimos, 444 devoluções e 1263 renovações. Dentre os materiais emprestados, os quatro mais procurados foram:
- 1º GUIDORIZZI, H. L. Um curso de cálculo. 5. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2001. 4 v.
- 2º IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de matemática elementar 1: conjuntos, funções. 8. ed. São Paulo.
- 2º IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos; DOLCE, Osvaldo. Fundamentos de matemática elementar 2: logaritmos. 9. ed. São Paulo.
- 3º RAMALHO, Magno Antônio Patto et al. Genética na agropecuária. 5. ed. rev. Lavras, MG: Ed. UFLA, 2012.

Além disso, a biblioteca passou a contar com 325 novos títulos inseridos no acervo e 120 novos exemplares. Também foram inseridos mais de 115 trabalhos no Repositório Digital e, paralelo a isso, foram desenvolvidas algumas ações, como:
- Dia Nacional do Livro, com a campanha “Que livro que te tem?”;
- Dia da Consciência Negra, com a campanha “Consciência Negra, você tem?”;
- Black Friday, com a campanha “Black da Biblio”;
- Questionário sobre a satisfação dos usuários, com a campanha “Queremos te ouvir”.

A bibliotecária do Campus Laranjeiras do Sul, Suelen Spindola Bilhar, destaca que, "juntamente com outros bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da UFFS, foi elaborada a terceira edição do Manual de Trabalhos Acadêmicos. O novo manual tem alterações significativas de leiaute e de conteúdo, trazendo atualizações das normas da ABNT e acompanha modelos de trabalhos já formatados".

Bilhar também ressalta que, frente ao trabalho remoto, a Biblioteca se reinventou e precisou criar novos canais de comunicação, como o WhatsApp (42-36350013) e o Instagram (@Biblioteca.UFFS.LDS). "Como bibliotecária, acredito que a informação sempre nos acompanha e, dessa forma, devemos, enquanto biblioteca, desenvolver competências e servir de apoio e incentivo à leitura e ao desenvolvimento intelectual. Tentamos, na medida do possível, cumprir nosso papel ao longo deste ano tão diferente para todos nós".