Audiência Pública debate carreira dos licenciados em Educação do Campo
Audiência abordou o reconhecimento dos diplomas e ingresso na carreira de professor

Publicado em: 29 de junho de 2018 14h06min / Atualizado em: 29 de junho de 2018 15h06min

Na noite de quinta-feira (28) foi realizada, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, audiência pública que debateu aspectos sobre a carreira dos profissionais licenciados em Educação do Campo.

A atividade contou com a participação de profissionais da área de Educação do Campo, estudantes, e representantes da Pró-Reitoria de Graduação, Direção do Campus, Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul e Ministério Público, além de professores da UFFS e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Durante a audiência foi discutido o reconhecimento dos diplomas da Licenciatura em Educação do Campo para ingresso na carreira de professor nas escolas públicas da rede estadual do Paraná, entre outros assuntos relacionados à carreira.

Marciane Mendes, uma das organizadoras do evento explica que “no Estado do Paraná, os cursos de licenciatura em Educação do Campo são ofertados desde 2008. Atualmente a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul oferta dois cursos, um na área de Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias e outro em Ciências Sociais e Humanas. O objetivo da audiência foi debater, principalmente, a carreira dos licenciandos em Educação do Campo e o reconhecimento dos certificados dos egressos. Nossos cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e, mesmo assim, egressos encontram dificuldades no momento da contratação pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná”.

O evento foi organizado pela UFFS – Campus Laranjeiras do Sul e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Articulação Paranaense Por Uma Educação do Campo.