Agricultores participam de oficina produção de picolés de frutas nativas
Frutas utilizadas nas receitas foram fornecidas pelos agricultores

Publicado em: 11 de dezembro de 2019 15h12min / Atualizado em: 11 de dezembro de 2019 16h12min

A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promoveu, nesta quarta-feira (11), oficina de produção de picolés de frutas nativas. A atividade foi direcionada aos agricultores da região que trabalham com frutas nativas e crioulas e ocorreu no Laboratório de Operações Unitárias do Campus.

A oficina foi ministrada pelos docentes Leda Battestin Quast e Julian Perez Cassarino, com apoio de estudantes dos mestrados em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e em Ciência e Tecnologia de Alimentos. A atividade teve por objetivo desenvolver receitas, repassar orientações sobre os cuidados na produção e discutir formas de produção e comercialização dos produtos.

As frutas utilizadas nas receitas foram fornecidas pelos agricultores, sendo produzidos e degustados picolés de manga, mamão, uvaia, araçá, guabiroba, banana, maracujá e jaca.

Participaram da atividade agricultores dos municípios de Laranjeiras do Sul, Palmital, Laranjal, Goioxim e Quedas do Iguaçu.

A oficina foi promovida pelo Núcleo de Estudos Avançados em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Karu Porã (NEA-SSAN Karu Porã), Laboratório Vivan – Sistemas Agroflorestais e Centro Vocacional Tecnológico em Cooperativismo, Agroindustrialização e Agroecologia (CVT).

Comercialização dos produtos
Uma novidade é que os agricultores farão a comercialização de sucos e picolés de frutas nativas no 32º Show Rural Coopavel, que será realizado em Cascavel em fevereiro de 2020. A edição de 2020 do Show Rural contará com a Vitrine Tecnológica de Agroecologia, tendo a UFFS como uma das entidades responsáveis pelo espaço. Conforme relata Cassarino, “o Laboratório Vivian – Sistemas Agroflorestais é responsável por parte da área demonstrativa e na área de comercialização foi realizado um acerto com a Coopavel para a venda dos produtos que serão produzidos em parceria com uma sorveteria da cidade”.

Oficina em Turvo (PR)
Outra oficina de processamento e comercialização de frutas nativas e crioulas foi realizada no dia 7 de dezembro, no município de Turvo (PR). A atividade foi promovida pela Associação Faxinalense Saudade Santa Anita e Pastoral da Criança da Comunidade Saudade Santa Anita, com apoio da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. A oficina foi ministrada pelo docente Julian Perez Cassarino e estudantes de cursos de graduação e mestrado, vinculados ao Laboratório Vivan – Sistemas Agroflorestais, da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.