Acadêmicos do Campus Laranjeiras do Sul conquistam 2º lugar no Hackathon das Engenharias
Maratona, realizada em Cascavel, durou 46 horas

Publicado em: 22 de outubro de 2019 12h10min / Atualizado em: 22 de outubro de 2019 15h10min

Acadêmicos da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, integrantes da Desenvolve Consultoria Júnior, conquistaram o 2º lugar no Hackathon das Engenharias, realizado nos dias 18 e 20 de outubro de 2019, em Cascavel-PR.

Conforme relata a presidente da Desenvolve, Loide de Araújo, “o Hackathon das Engenharias é um evento de programação. O evento era uma imersão voltada à inovação da fiscalização, visando promover a integração da área tecnológica com a sociedade. A maratona durou 46 horas”.

Loide explica: “nosso projeto visou apresentar uma solução para rotinas administrativas de análise técnica manual (realizada por fiscais). Desenvolvemos um projeto com objetivo principal de maximizar o tempo e a centralização de informações. Pensamos em uma plataforma composta por uma espécie de banco de dados. Nesse banco de dados devem ser incluídas diversas informações sobre análises específicas, o fiscal preenche alguns dados na plataforma, como o nome da empresa ou do profissional, dados técnicos e legislação da área e, a plataforma gera o parecer técnico, fundamentado juridicamente e com todas as informações possíveis”.

A estudante comenta que “atualmente, da forma que é feita pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), uma análise dessas leva, em média, de 1 hora para ser concluída. Pelo nosso aplicativo seria possível fazer 4 análises a cada 20 minutos, possibilitando um ganho de tempo significativo. O aplicativo também geraria uma segurança e confiabilidade muito maior para os profissionais envolvidos, evitando falhas humanas, padronizando atendimentos e contribuindo para a economicidade”.

A Desenvolve participou do evento com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) – Unidade Laranjeiras do Sul. O evento foi promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel (AEAC), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e apoio do Sebrae-PR e programa Startup PR.

Equipes premiadas:
Acadêmicos da UFFS premiados com o 2º Lugar: Emanuele Deon Ely (Engenharia de Alimentos), Fernanda dos Santos Pompeo, Ivan Ramos, Loide Araujo Nascimento e Maria Cristina do Nascimento (Ciências Econômicas), Marcos Antônio Costa (Agronomia), e o acadêmico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Rafael Natã Marquardt (Tecnologia e Sistema para Internet).

Além dos estudantes premiados com o 2º lugar, a estudante Camila Lais Ramalho Batista, do Curso de Ciências Econômicas integrou a equipe classificada em 3º lugar na maratona.