Informações

Ingresso: Processo Seletivo:



Processo Seletivo Aluno Regular

O Processo Seletivo para ingresso de estudantes (aluno regular) no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL) é realizado anualmente, com data definida pelo Colegiado do Curso.

O edital do processo de seleção é publicado pelo Gabinete do Reitor, e definirá o número de vagas, os prazos, a forma de avaliação, os critérios de seleção e a documentação exigida. Normalmente, o edital é publicado no período de fevereiro a março e são ofertadas até 20 vagas anuais. O início das aulas ocorre no segundo semestre de cada ano.

As etapas e regras do Processo Seletivos são definidas no edital, podendo sofrer alterações de um ano para o outro. O processo de seleção poderá conter as seguintes etapas:
I - Prova escrita de conhecimento geral conforme descrito no edital de seleção;
II - Análise e avaliação do currículo;


Próximo ingresso 2024.1

 

 

Seleção de estudantes em Disciplinas Isoladas (aluno especial)

Poderão se inscrever no Processo Seletivo para a admissão em componentes curriculares isolados no curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos candidatos interessados que tenham concluído curso de graduação, reconhecido pelo MEC.

O Processo Seletivo para entrada de Aluno Especial poderá ocorrer semestralmente, dependendo sempre da oferta de disciplinas e da disponibilidade de vagas. Os editais para ingresso de estudantes em disciplinas isoladas são publicados, nos meses que antecedem o início das aulas, normalmente em fevereiro e julho de cada ano.

A condição de estudante especial confere direito, unicamente, à declaração de conclusão das disciplinas cursadas, constando a ementa, programa, carga horária (créditos), frequência, professor responsável e o conceito obtido pelo estudante. O estudante poderá solicitar o aproveitamento da disciplina cursada, caso seja selecionado como aluno regular do curso.