Matriz Curricular

Grade/Matriz Curricular:

Matriz Curricular

COMPONENTES

CH

CRÉDITOS

EMENTA

 

O,E,OL

 

 

Agroecologia

 

 

45

 

 

3

Origem e desenvolvimento da agricultura e a modificação dos ecossistemas naturais. Agricultura e crise ambiental e social. Agroecologia: conceitos e princípios. O papel da biodiversidade nos agroecossistemas. As dinâmicas socioeconômicas em agroecologia. Fluxos em agroecossistemas. Regulamentação da Agroecologia e Agricultura Orgânica no Brasil.

 

 

  Obrigatória

 

 

Desenvolvimento Rural Sustentável

 

 

45

 

 

3

O debate "crescimento versus desenvolvimento e questão ambiental". Origens, metamorfoses e o debate contemporâneo sobre o desenvolvimento. Desenvolvimento Sustentável e suas críticas. Teoria social, capitalismo e agricultura familiar. Teoria do campesinato. O debate brasileiro sobre agricultura familiar: formas de organização, diversificação, pluriatividade e multifuncionalidade. Os atores do desenvolvimento rural. Políticas públicas para o desenvolvimento rural.

 

 

 

Obrigatória

 

 

Metodologia e Epistemologia da Ciência

 

 

30

 

 

2

Introdução à filosofia da Ciência, metodologia e métodos. Aspectos epistemológicos em ciência. A construção do conhecimento científico. Problematização, hipóteses e objetivos da pesquisa em agroecologia e desenvolvimento rural sustentável numa abordagem interdisciplinar. Introdução aos métodos de pesquisa e formas de interpretação científica da realidade das ciências da natureza e das ciências da sociedade. Normas técnicas da produção científica.

 

 

 

Obrigatória

 

 

 

Oficinas de Prática Interdisciplinar I

 

 

 

30

 

 

 

2

Formação de equipes interdisciplinares e elaboração de planejamento comum de estudo. Discussão inicial sobre as possibilidades de delimitação de um objeto de pesquisa em comum. Leitura de materiais bibliográficos e documentais sobre a região mais ampla de interesse e trabalho coletivo sobre estes materiais. Definição de questões preliminares para a turma como um todo. Estudos teóricos para definição de um quadro conceitual comum. Elaboração de uma grade de orientação para levantamento de dados visando a caracterização dos locais de estudo. Análise e avaliação interdisciplinar de espaços comuns de pesquisa.

 

 

 

 

Obrigatória

 

 

Oficinas de Prática Interdisciplinar II

 

 

30

 

 

2

Realização da pesquisa preliminar de dados a partir da grade de orientação em comum. Discussão e definição dos problemas de pesquisa de cada mestrando. Elaboração dos projetos de dissertação e discussão dos mesmos com a presença dos docentes envolvidos com a turma; apresentação e discussão dos projetos com suas interfaces interdisciplinares. Pré-qualificação dos projetos individuais de pesquisa.

 

 

 

Obrigatória

 

 

 

Aspectos Sociais, Econômicos e Ambientais da Sustentabilidade em Agroecossistemas

 

 

 

45

 

 

 

3

A questão socioambiental vista como objeto de investigação interdisciplinar e como problema social. Princípios e correntes de socioeconomia do desenvolvimento e suas discussões sobre a sustentabilidade. Organização social e econômica da produção agroecológica e convencional nos agroecossistemas e contradições com a perspectiva de um desenvolvimento rural sustentável. indicadores de sustentabilidade em agroecossistemas. Viabilidade socioeconômica de agroecossistemas nas perspectivas convencional e agroecológica.

 

 

 

 

Eletiva

 

 

Aquicultura Agroecológica

 

 

45

 

 

3

Sistemas de produção aquícola agroecológicos. Nutrição e alimentação de organismos aquáticos em sistema agroecológico. Inovações tecnológicas. Normas nacionais e internacionais de certificação orgânica para aquicultura. Plano de manejo. Transição agroecológica.

 

 

Eletiva

 

 

Comportamento de Plantas sob Estresse Biótico e Abiótico em Agroecossistemas

 

 

 

45

 

 

 

3

Bioquímica de biomoléculas – estrutura e função. Tipos, fontes e funções de espécies reativas e radicais livres. Estresse oxidativo e Efeitos danosos de espécies reativas em componentes celulares. Sistema de defesa antioxidante. Fotossíntese e respiração celular. Respostas de defesa das plantas ao estresse e mecanismos de tolerância. Antioxidantes enzimáticos e não enzimáticos. Métodos de avaliação de estresse oxidativo em nível molecular, celular e organizacional.

 

 

 

Eletiva

 

 

Economia Política da Natureza

 

 

45

 

 

3

Ética e economia. Economia (neo) clássica e os fatores de produção (in) esgotáveis. O debate crescimento versus desenvolvimento e o ambiente. Economia dos recursos naturais. Economia ambiental. O aparato institucionalista e a emergência dos estudos multidisciplinares: a economia ecológica e a emergência dos estudos territoriais. Estudos de caso.

 

 

Eletiva

 

 

 

História Ambiental

 

 

 

45

 

 

 

3

Diferentes processos históricos de intervenção humana sobre o ambiente. Influências do meio natural sobre as sociedades humanas em diferentes contextos históricos e ecológicos, tendo em vista as possibilidades comparativas entre distintas configurações histórico-ecológicas Formas de pratica agrícola a agricultura e as políticas agrícolas envolvidas. Papel das práticas e políticas nas transformações ambientais. Formas de interpretação do meio ambiente (pensamento social, político e cultural). Variáveis ecológicas no entendimento dos processos históricos.

 

 

 

 

Eletiva

 

 

 

Manejo Ecológico de Solo e Fertilidade dos Sistemas

 

 

 

45

 

 

 

3

Funções do solo nos agroecossistemas. Caracterização física, química e biológica dos solos. Fluxos de matéria e energia no solo. Interações físicas, químicas e biológicas e a fertilidade do solo. Fertilidade do sistema. Processos de degradação do solo. Impactos ambientais (e sociais) do uso e manejo do solo. Manejo, conservação e recuperação de solos. Classificação de solos como ferramenta para o manejo agroecológico. Sustentabilidade do sistema de produção com relação ao subsistema solo.

 

 

 

Eletiva

 

 

 

Sistemas Agrossilvipastoris

 

 

 

45

 

 

 

3

Principais conceitos em sistemas agrossilvipastoris. Integração dos sistemas de produção.Ecologia de sistemas agrossilvipastoris. Ciclagem de nutrientes. Redesenho de agroecossistemas sustentáveis. Interação entre agroecossistemas e ecossistemas naturais. Interação entre agroecossistemas animais e de produção vegetal. Práticas de manejo vegetal. Manejo e conservação da variabilidade genética. Práticas de manejo animal. Espécies de múltiplos propósitos. Aspectos técnicos, sociais e econômicos.

 

 

 

Eletiva

 

 

 

 

Soberania, Segurança Alimentar e Políticas Públicas

 

 

 

 

45

 

 

 

 

3

O processo de desconexão da cadeia de abastecimento alimentar e a sua complexificação. Sociologia da alimentação e papel do consumo no sistema agroalimentar moderno. Impérios alimentares. Circuitos curtos de abastecimento e sua imersão em valores e práticas sociais específicas. As políticas de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional e as diferentes posturas do Estado em relação ao enfrentamento das desigualdades de renda e aos problemas nutricionais, sociais e ambientais. Direito Humano à Alimentação Adequada. Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN. Dietas sustentáveis para mudanças do sistema agroalimentar com o objetivo de garantir SSAN. Compras Públicas de Alimentos - Programa de Alimentação Escolar e Programa de Aquisição de Alimentos.

 

 

 

 

 

Eletiva

 

 

 

 

 

Tópicos Especiais

 

 

 

 

 

 

45

 

 

 

 

 

3

Objetiva tratar de temas correlatos com a proposta do curso provenientes tanto de atividades de intercâmbio como de cooperação do curso que possibilitam ampliar os temas a serem abordados, quanto a possíveis demandas de pesquisa ou áreas de interesse dos acadêmicos ingressantes. São possíveis temas: saneamento rural; tecnologias sociais para gestão da água; bioindicadores de qualidade de água; educação do campo; abordagem sistêmica; empreendimentos agroalimentares; certificação participativa; resiliência em agroecossistemas às mudanças climáticas; indicadores de sustentabilidade em agroecossistema; entre outros.

O programa será aprovado pelo Colegiado do curso sempre que for oferecida a disciplina.

 

 

 

 

 

Eletiva

 

 

 

Sanidade Vegetal

 

 

 

45

 

 

 

3

Principais conceitos. principais agentes que afetam a sanidade vegetal. Princípios gerais de controle. Integração dos diversos métodos de controle e práticas culturais. Controle biológico de pragas e doenças. Métodos físicos e culturais para prevenção e controle de fitófagos e patógenos. Métodos alternativos em proteção de plantas. Indução de resistência em plantas. Papel da biodiversidade na proteção de plantas.

 

 

 

Eletiva

 

 

Plantas Bioativas em Agroecossistemas

 

 

45

 

 

3

Identificação e importância de plantas bioativas em agroecossistemas. Potencial de utilização de plantas bioativas no redesenho de agroecossistemas. Metabólitos secundários de interesse. Derivados de plantas bioativas no controle alternativo de pragas e doenças de plantas. Aspectos ambientais, sociais e econômicos do manejo ecológico fitossanitário em agroecossistemas sustentáveis.

 

 

Eletiva

 

 

 

Redesenho de Agroecossistemas

 

 

 

45

 

 

 

3

Ecologia de populações em agroecossistemas. Problemas com populações de pragas, doenças e plantas espontâneas em agroecossistemas. O manejo de populações indesejáveis na agricultura convencional. Problemas ambientais, econômicos e de saúde pública do manejo convencional. Inimigos naturais de populações indesejáveis em agroecossistemas. Princípios ecológicos para o manejo e monitoramento de populações indesejadas em agroecossistemas. O desenho de agroecossistemas e a dinâmica populacional de populações indesejáveis.

 

 

 

Eletiva

 

Sociologia do Ambiente Rural

 

45

 

3

Teorias e abordagens sobre as sociedades rurais. Agricultura familiar e campesinato. Agricultura de populações tradicionais: interfaces ciências agrárias e ciências sociais. Extensão rural e práxis em agroecologia.

 

Eletiva

 

 

Gestão de Unidades de Produção Familiar

 

 

45

 

 

3

Diagnóstico econômico de uma unidade de produção agrícola. Medidas de resultado econômico. Custos de produção. Planejamento de produção. Sucessão familiar. Especificidades da gestão familiar rural. Economia agrícola e agroecologia. Análises de modelos de gestão Rural.

 

 

Eletiva

 

Instrumentalização e Técnicas Laboratoriais de Bioquímicas e Metabolismo de Organismos Vivos

 

 

45

 

 

4

Considerações gerais sobre a utilização de laboratórios. Instrumentação. Coleta e preparo de amostras animal e vegetal. Preparo de soluções e curva padrão. Técnicas para a extração, separação, identificação e quantificação de biomoléculas e Técnicas para avaliação de atividade enzimática de tecidos animal e vegetal.

 

 

Eletiva

 

 

O Método da Transição Agroecológica

 

 

45

 

 

3

Fundamentos do método Materialista Histórico e Dialético (MHD). MHD e agroecologia. Aspectos iniciais da materialidade da transição agroecológica. Forças Produtivas e Relações Sociais de Produção na agroecologia. Categorias e conceitos emergentes. Tecnologias no capitalismo e seu potencial alienador ou emancipador. Metodologias de transição em experiências específicas (arroz, hortaliças, leite).

 

 

 

Eletiva