Apresentação

Educação do Campo

Estado do curso: Encerrado

Sobre o Curso:

O Curso objetiva viabilizar a formação em Educação do Campo com ênfase em Estudos da Realidade Brasileira, contribuindo no desenvolvimento de uma base teórico-prática que auxilie na construção da práxis educativa de educadores e educadoras oriundas dos movimentos sociais e sindicais populares, dos campos e das cidades do sul do Brasil, que atuam nos mais diferentes espaços e processos formativos populares no campo e na cidade, nas escolas da reforma agrária, junto a crianças, jovens e adultos da Agricultura Familiar e de pequenos municípios. Para tal, busca atingir os seguintes objetivos específicos:

  • Capacitar educadores e educadoras populares, procurando fortalecer as atuações profissionais em suas entidades e em outros/novos espaços e processos educativos/formativos.
  • Promover estudos políticos, econômicos, culturais e socioambientais a respeito do Brasil, procurando fortalecer práticas educativas, potencializando-as junto aos fundamentos da educação do campo na perspectiva de uma práxis transformadora frente às contradições do mundo capitalista.
  • Fortalecer a relação educação e desenvolvimento sustentável, potencializando a relação teoria-prática e valorizando a identidade de luta coletiva das classes populares.

Público-alvo: o curso destina-se a educadores e educadoras vinculados à rede municipal e estadual de ensino, portadores de diploma de curso de nível superior reconhecido pelo MEC.

Número de vagas anuais: 50

Ato Autorizativo

Ementa Título
Aprova o projeto do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo