Centro Vocacional Tecnológico em Cooperativismo, Agroindustrialização e Agroecologia (CVT)

O CVT é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão que busca promover a divulgação e produção de conhecimento científico, tecnológico e técnico prático, e a transferência crítica de conhecimentos organizacionais e tecnológicos voltados para melhorias dos processos, visando o desenvolvimento econômico e social sustentável da região de abrangência da UFFS.

É um espaço disponível para utilização pela comunidade acadêmica e regional, que busca promover a integração entre a Universidade e a comunidade regional por meio de diálogos e ações acerca de aspectos tecnológicos e organizativos, integrando os conhecimentos da Instituição com as necessidades e saberes da comunidade.

Considerando a vocação da região onde está inserido, o CVT possibilita a incubação virtual (apoios, assessorias) de cooperativas e agroindústrias, a realização de consultorias e assessorias técnicas e organizacionais para micro e pequenos empreendimentos localizados na região, além da promoção de cursos de extensão tecnológica e organizacional, visando o desenvolvimento, com inclusão social, no Território da Cantuquiriguaçu, entre outras atividades.

Imagem mostra foto do prédio do Centro Vocacional Tecnológico em Cooperativismo, Agroindustrialização e Agroecologia (CVT), da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul

No espaço funcionam atividades e projetos que objetivam dar suporte para associações e cooperativas, buscando possibilitar que estas organizações obtenham melhorias nas condições de trabalho e renda para as pessoas, e a efetivação de ações que promovam o desenvolvimento regional em uma perspectiva de inclusão social e diminuição de desigualdades. Além disso, o CVT promove cursos de capacitação voltados para agricultores, associados de cooperativas e pessoas vinculadas às diversas associações existentes na região e que tenham relação com as atividades propostas pelo Centro.

O espaço também é utilizado para o desenvolvimento de atividades de núcleos, grupos de estudos, e projetos de extensão. Atividades, empreendimentos e grupos ligados ao cooperativismo e à agroecologia na região, que precisem de suporte e apoio da UFFS, poderão ser acompanhados em projetos vinculados ao CVT.

O CVT foi construído dentro da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul a partir de programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O recurso destinado à construção foi recebido mediante emenda parlamentar, intermediada pela Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul e outras entidades, como a Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils). O espaço foi inaugurado na UFFS em junho de 2016.


Confira os grupos e núcleos que desenvolvem atividades no CVT:

– Centro de Documentação em Cooperativismo, Desenvolvimento Regional e Agroecologia – Padre Arizmendiarrieta (CEDOCA);
– Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP);
– Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Territorial (NEDET);
– Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional (GPDR);
– Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia (GECCA);
– Núcleo de Estudos em Agroecologia Cantuquiriguaçu (NEA Cantuquiriguaçu);
– Projeto Horta Mandala;
– Grupo de Horticultura UFFS/LS;
Núcleo de Estudos Avançados em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Karu Porã (NEA-SSAN Karu Porã);
Programa de Educação Tutorial (PET) – Conexão de Saberes – Políticas Públicas e Agroecologia -(https://www.instagram.com/petuffs_lds/).

 


Contatos

Coordenação do CVT
Professor Pedro Ivan Christoffoli

E-mail: pedroivanc@uffs.edu.br
Telefone: (42) 3635-8675

Professora Josimeire Aparecida Leandrini
E-mail: jaleandrini@uffs.edu.br
(42) 3635-8675