UFFS realiza IX Seminário Interno dos Programas de Educação Tutorial
Edição deste ano foi organizada e promovida pelo PET Práxis, do Campus Erechim

Publicado em: 02 de dezembro de 2021 13h12min / Atualizado em: 02 de dezembro de 2021 13h12min

Nos dias 20 e 27 de novembro ocorreu o IX Seminário Interno dos Programas de Educação Tutorial (SINPET) da UFFS, que teve por objetivo propiciar um ambiente de debate e integração entre os grupos PET da Instituição. O evento foi organizado pelo PET Práxis, do Campus Erechim, e teve como tema “Em que sentido o mundo virtual é real?”. Reunindo bolsistas, voluntários e tutores dos grupos, o encontro foi realizado, pela segunda vez, de forma remota, em razão do contexto pandêmico.

As discussões do IX SINPET estiveram centradas nos obstáculos e nas possibilidades para a educação tutorial na atualidade, bem como na consolidação do programa como ação de excelência acadêmica na UFFS. Além do PET Práxis (Campus Erechim), participaram das atividades os coletivos PET Assessoria Linguística e Literária (Campus Chapecó), PETCiências (Campus Cerro Largo), PET Medicina Veterinária/Agricultura Familiar (Campus Realeza) e PET Políticas Públicas e Agroecologia (Campus Laranjeiras do Sul).

No primeiro dia do evento, os trabalhos foram iniciados com uma saudação da comissão organizadora – composta pelo professor tutor Thiago Ingrassia Pereira e pelos petianos Alex dos Santos, Bruna Feiden, Guilherme José Schons, Lindaura Simone Andrade dos Santos e Pricila Cervinski –, do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação do PET (CLAA) e de representantes da gestão da Universidade. Em seguida, foi proporcionada uma oficina de escrita criativa. Depois, os participantes foram divididos em grupos de discussão e trabalho a respeito do tema “Gênero, sexualidade, violência e resistência no momento pandêmico: como lidar com isso no ensino remoto?”.

Já no dia 27 ocorreram as apresentações de trabalhos nos eixos ensino, pesquisa, extensão e interdisciplinar/atividades integradoras. Os resumos submetidos darão origem a um livro que já está em fase de edição.

Na plenária final do evento, a comunidade petiana da UFFS criticou o contexto de retrocessos na educação e o atraso no pagamento de bolsas e verbas de custeio. O encaminhamento aprovado foi a redação de um ofício com demandas, a ser encaminhado às Pró-Reitorias fins da Universidade. Os participantes também solicitaram a abertura de um diálogo junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que financia o PET. O encerramento do evento foi com apresentações artísticas dos participantes.

Segundo a comissão organizadora, as atividades primaram pela reflexão sobre as experiências desenvolvidas em cada grupo, bem como almejaram o debate de temas considerados pertinentes e atuais no âmbito da Educação Superior.

- O IX SINPET permitiu a criação de um ambiente dialógico em que as iniciativas dos coletivos puderam ser socializadas de modo a visibilizar a importância do programa na formação qualificada dos estudantes da UFFS - pontua o acadêmico Guilherme Schons, bolsista do PET Práxis.

Para o professor Thiago Ingrassia Pereira, tutor do grupo de Erechim, o evento foi oportuno para divulgar as ações da educação tutorial na UFFS, além de contribuir para a construção da identidade da comunidade petiana da Instituição.

- Saímos fortalecidos em nosso trabalho no programa, pois ratificamos o papel estratégico da educação tutorial na formação de acadêmicos e acadêmicas com excelência e compromisso social - destaca o professor.

Foi definido que o próximo INTERPETS será planejado pelo PETCiências. Já o X SINPET terá organização do PET Medicina Veterinária/Agricultura Familiar, com possibilidade de encontro presencial no Campus Realeza.

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes de graduação, com a tutoria de um professor. As atividades do PET são organizadas nas Instituições de Ensino Superior seguindo o princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa, Extensão e educação tutorial.

Galeria de Imagens: