UFFS promove ciclo de debates sobre interdisciplinaridade e pesquisa em Ciências Humanas
Ao todo serão três encontros com professores das três linhas de pesquisa do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas

Publicado em: 20 de abril de 2017 10h04min / Atualizado em: 20 de abril de 2017 11h04min

Inicia na próxima quarta-feira (26), na UFFS – Campus Erechim, o Ciclo de Debates “Interdisciplinaridade e Pesquisa em Ciências Humanas”. Em três encontros, serão realizadas palestras com o objetivo de oportunizar, à comunidade acadêmica e regional, o acesso a espaços de reflexão e discussão qualificada sobre a temática da interdisciplinaridade em suas articulações com a Pesquisa e o Ensino.

As palestras serão ministradas pelos professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFFS. Após cada uma das explanações, os palestrantes debaterão o assunto em pauta, com a participação do público na forma de perguntas ou comentários.

O evento inicia em 26 de abril e segue nos dias 3 e 10 de maio, das 14h às 17h, no Auditório do Bloco A da UFFS – Campus Erechim. Com apoio do PPGICH, o ciclo de debates é uma atividade do projeto de Extensão “Interdisciplinaridade e Pesquisa em Ciências Humanas”, coordenado pela professora Ivone Maria Mendes Silva, com colaboração do professor Jerzy Brzozowski.

As atividades buscam também promover a divulgação das pesquisas e dos conhecimentos produzidos pelos professores vinculados às três linhas de pesquisa do PPGICH e a consequente democratização do acesso a esses conhecimentos. Além dos discentes do Mestrado, o evento é voltado aos alunos dos demais Programas de Pós-Graduação da UFFS, estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da UFFS e egressos, professores do Ensino Superior ou da Educação Básica e outros agentes sociais da região que se interessarem pelas temáticas do evento.

Programação

26/4/17 – Abertura do evento e realização do primeiro debate, com a participação dos professores Cássio Cunha Soares e Luis Fernando Santos Corrêa da Silva, vinculados à linha de pesquisa “Saberes, Processos e Práticas Sociais” do PPGICH.

3/05/17 – Realização do segundo debate, com a participação dos professores Thiago Ingrassia Pereira e Adriana Salete Loss, vinculados à linha de pesquisa “Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas”.

10/5/17 – Encerramento do evento com a realização do terceiro debate, que terá a participação dos professores Thiago Soares Leite e Fabio Feltrin de Souza, vinculados à linha de pesquisa “Sujeito e Linguagem”.

Inscrições e certificação

As inscrições poderão ser feitas no local do evento, meia hora antes do início de cada palestra. Será concedido certificado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFFS aos participantes que, tendo feito inscrição no Ciclo de Debates, apresentarem 75% de frequência, comparecendo nos três dias de atividades previstas na programação (carga horária de 9 horas). No caso daqueles que frequentarem apenas uma ou duas palestras (3 ou 6 horas), será emitido atestado de participação por palestra.