Teoria política e anarquismo é tema de novo livro lançado por professor
Obra de Cassio Brancaleone dialoga com suas pesquisas enquanto docente do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas

Publicado em: 12 de junho de 2020 09h06min / Atualizado em: 12 de junho de 2020 10h06min

O professor Cassio Brancaleone, da UFFS – Campus Erechim, acaba de lançar o livro “Anarquia é ordem: reflexões contemporâneas sobre teoria política e anarquismo” (Editora Brazil Publishing). A obra é resultado de pesquisas que o docente vem desenvolvendo nos últimos anos e teve apoio do Edital Nº 1010/GR/UFFS/2018, de fomento à Pós-Graduação da UFFS.

Cassio atua no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e também no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Sobre o livro, o professor conta que é um dos resultados de uma pesquisa que busca situar o anarquismo no âmbito da teoria política moderna. “Tento recuperar algumas contribuições clássicas e contemporâneas, entre elas, a perspectiva do pensador e operário autodidata francês Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865)”, explica.

A obra está conectada com a linha de pesquisa “Saberes, Processos e Práticas Sociais” do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas, curso que está com inscrições abertas para novos ingressantes até o dia 21 de junho.

“Nesse sentido, o livro dialoga com algumas dissertações que oriento na mencionada linha, e com a disciplina eletiva Pensamento Político Libertário”, diz Cassio. “Além do mais, o livro foi pensado como uma forma de sanar uma lacuna bibliográfica no campo das Ciências Humanas (e em particular na teoria política) sobre o assunto, se apresentando como material de apoio para cursos interessados nessa temática”, conclui o professor.