Servidores da UFFS produzem e distribuem mais de 350 máscaras em Erechim
Crianças carentes e acadêmicos em situação de vulnerabilidade social estão entre os beneficiados com a iniciativa

Publicado em: 26 de maio de 2020 12h05min / Atualizado em: 26 de maio de 2020 15h05min

Mais de 350 máscaras produzidas por servidores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim foram distribuídas no mês de maio. Trata-se de uma ação de professores que atuam no projeto Conexões das Ciências. Eles estão mobilizados para contribuir na prevenção à covid-19.

No dia 2 de maio, a instituição beneficiada com a entrega das máscaras foi a Associação Beneficente Recriando a Vida de Erechim, localizada no Bairro Presidente Vargas. A entidade atende 80 crianças carentes.

Já no dia 9, a equipe da Universidade esteve no centro de Erechim, no cruzamento da Avenida Maurício Cardoso com a Rua Itália. Além de distribuir as máscaras, os professores  também orientaram a população sobre o uso correto e higienização delas.

Além das máscaras de tecido confeccionadas pela equipe de professores, também foram distribuídas máscaras descartáveis produzidas em TNT pela tradutora/intérprete de Libras do Campus, Sheila Marques Duarte Bassoli.

Uma terceira ação foi realizada em parceria com o Diretório Central de Estudantes (DCE). As máscaras foram entregues para a presidente do DCE, Pâmela Marmentini Correia, que se responsabilizou a fazer a destinação para os acadêmicos em situação de vulnerabilidade social.

A docente Lisandra Lisovski, que coordena a ação e o projeto Conexões das Ciências, destaca a importância da iniciativa:

- Muitas pessoas não estavam fazendo uso de máscaras e as que faziam não tinham informações corretas sobre seu uso e higienização. Por exemplo, muitos relataram que estavam lavando e reutilizando as máscaras descartáveis. As ações que fizemos garantem a proteção de uma pequena parte da população carente que não possui condições financeiras para adquirir máscaras para a sua própria proteção – diz a professora.