Semana acadêmica debaterá História Pública e divulgação científica
Evento será promovido pelo curso de História do Campus Erechim.

Publicado em: 30 de setembro de 2022 09h09min / Atualizado em: 30 de setembro de 2022 10h09min

A X Semana Acadêmica do Curso de História da UFFS – Campus Erechim terá como tema “O papel do historiador em tempos de negacionismo: História Pública e divulgação científica” e contará com atividades às tardes e noites dos dias 3 a 7 de outubro.

De acordo com a comissão organizadora da ação, o objetivo do encontro é promover espaços de diálogo para refletir sobre as instâncias de atuação dos historiadores no espaço público contemporâneo e  combater o negacionismo.

Não é necessário fazer inscrição prévia para acompanhar as conferências, aulas abertas, oficinas e minicursos como ouvinte. Haverá certificação (gratuita) correspondente à participação presencial no evento mediante preenchimento de listas de presença.

Para apresentação trabalho, é preciso seguir as normas expressas no link e enviar o texto pelo formulário até o dia 30 de setembro. As comunicações orais estão agendadas para a noite de 5 de outubro (quarta-feira) em salas de aula da UFFS.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail x.sa.historia.uffs@gmail.com ou pelas redes sociais do Diretório Acadêmico Olga Benário (DAHIS) – Facebook e Instagram.

 

Programação da X Semana Acadêmica do Curso de História da UFFS – Campus Erechim

Dia 3 de outubro (segunda-feira)

Noite
19h – Sessão de abertura.
19h15 – Apresentação cultural do coletivo indígena de Votouro.
19h30 – Conferência “Os lugares da historiografia no debate público brasileiro: experiências e possibilidades em tempos de negacionismo”, com André Freixo (UFOP), Bruno Picoli (UFFS – Campus Chapecó e membro do GT do PPG em História Pública da UFFS) e Samuel Radaelli (IFPR – Campus Palmas).
Lançamento do livro “Direcionário: o dicionário reacionário – a redefinição semântica do mundo segundo os apetites conservadores”, de Samuel Radaelli.
Local: Auditório do Bloco B e transmissão na TV Fronteira.

Dia 4 de outubro (terça-feira)

Tarde
14h – Oficina “O Arquivo Histórico de Erechim como espaço de pesquisa do curso de História da UFFS: aprofundando relações”. Local: Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font (Centro de Erechim).

Noite
19h30 – Aula aberta “História Pública e seus diálogos necessários: memória social, usos do passado e educação patrimonial”, com Miguelângelo Corteze (IFRS – Campus Erechim) e Gladis Helena Wolff (Museu Municipal de Gaurama Irmã Celina Shardong). Local: Auditório do Bloco B e transmissão na TV Fronteira.

Dia 5 de outubro (quarta-feira)

Tarde
14h – Oficina (parte 1) “Mangá e Anime no Ensino Fundamental: temas de infância e pré-adolescência em ‘Avatar, a Lenda de Aang’, ‘Naruto’ e ‘Demon Slayer’”, com Gerson Severo (UFFS). Local: Sala 301 do Bloco B.
16h30 – Minicurso “História Social do Futebol: estudos e possibilidades de pesquisa”, com Gérson Fraga e Juan Rodrigues (UFFS). Local: Sala 301 do Bloco B.

Noite
19h30 – “História UFFS produz: seminário de apresentação de trabalhos”, com publicação posterior nos anais do evento.
Inscrições através do formulário, conforme o template disponível no link. Local: Salas de aula da UFFS.
21h15 – Plenária dos estudantes do curso de História da UFFS, com debate e aprovação de carta manifesto. Local: Auditório do Bloco B.

Dia 6 de outubro (quinta-feira)

Tarde
14h – Oficina (parte 2) “Mangá e Anime no Ensino Fundamental: temas de infância e pré-adolescência em ‘Avatar, a Lenda de Aang’, ‘Naruto’ e ‘Demon Slayer’”, com Gerson Severo (UFFS). Local: Sala 301 do Bloco B.
16h – Exibição e debate de documentário – “‘Raízes negras de Erechim’: por uma História Pública afro-brasileira”, com André Ribeiro (UFFS) (disponível no YouTube). Local: Auditório do Bloco dos Professores.

Noite
19h30 – Aula aberta “História Pública com quem? Os desafios do trabalho do historiador em passados traumáticos e questões dolorosas: ditadura civil-militar e luta quilombola”, com Tatyana Maia (PUCRS) e Daniela Yabeta (UFFS – Campus Erechim). Local: Auditório do Bloco B e transmissão na TV Fronteira.

Dia 7 de outubro (sexta-feira)

Tarde
15h – Oficina (parte 3) “Mangá e Anime no Ensino Fundamental: temas de infância e pré-adolescência em ‘Avatar, a Lenda de Aang’, ‘Naruto’ e ‘Demon Slayer’”, com Gerson Severo (UFFS). Local: Sala 301 do Bloco B

Noite
19h30h – Oficina “E se a História estiver ao nosso redor? Arquivos e patrimônios pelas ruas do Centro Histórico de Erechim”. Ponto de encontro: Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font (Centro de Erechim).
Encerramento das atividades da X Semana Acadêmica do Curso de História da UFFS – Campus Erechim.