Projeto no Campus Erechim constrói um carport
Objetivo é que o carport funcione como um eletroposto, também conhecido como uma estação de carregamento para veículos elétricos

Publicado em: 27 de agosto de 2021 14h08min / Atualizado em: 27 de agosto de 2021 14h08min

Um carport está sendo construído no estacionamento próximo aos laboratórios da UFFS – Campus Erechim. O carport é um estacionamento para veículos onde o telhado é substituído por painéis solares que geram eletricidade. Conforme o professor Marcelo Esposito, responsável pelo projeto, a ideia é que o carport funcione como um eletroposto, também conhecido como uma estação de carregamento para veículos elétricos.

O eletroposto tem relação com o conceito de cidades sustentáveis por estar atrelado a mobilidade urbana. De acordo com Esposito, na região Sul do Brasil existe o corredor elétrico catarinense. “Segundo a Celesc, a implantação dos eletropostos é um incentivo à inserção de veículos elétricos na frota brasileira, estimulando a modernização e a sustentabilidade na indústria automobilística e o aumento da eficiência dos meios de transporte”, explicou.

Para o professor, é preciso considerar o fato de existirem fabricantes nacionais de carregadores e a possibilidade de parcerias envolvendo veículos elétricos. “Um dos objetivos neste momento é didático, pretendemos mostrar esta nova tecnologia à comunidade acadêmica instalando um carregador no campus, além de fazer parte de um projeto envolvendo a instalação de sistemas fotovoltaicos em estruturas de telhado, estruturas fixas no solo, carport (garagem) e tracker (rastreador solar)”, ressaltou.

A UFFS – Campus Erechim já tem uma estrutura fixa no solo de porte industrial (a usina fotovoltaica de 400kWp) e outra planta fotovoltaica com módulos fabricados em 1997, com estrutura de solo fabricada utilizando materiais considerados “sucata metálica”. Há também uma estrutura para telhado que utiliza telhas cerâmicas do tipo portuguesa e módulos fotovoltaicos com avarias para o enriquecimento do conhecimento técnico sobre o transporte e manutenção de módulos. “A estrutura do tipo tracker ainda é um desafio. Estamos procurando uma empresa parceira para a doação”, fala Esposito.

O professor também afirma que a ideia é realizar cursos, treinamentos, workshops, palestras e eventos com o objetivo de transmitir o conhecimento sobre a energia solar fotovoltaica. “Para os alunos de engenharia o aspecto tecnológico é o alvo. Energias renováveis e eficiência energética são as áreas de formação que nossos egressos poderão atuar com sólido conhecimento”, concluiu.