Projeto analisa o crescimento intraurbano de Erechim
Iniciativa tem como foco a realização de encontros virtuais temáticos com a participação de convidados de diferentes instituições

Publicado em: 23 de agosto de 2021 13h08min / Atualizado em: 23 de agosto de 2021 13h08min

Debater o crescimento intraurbano de Erechim, seus agentes, elementos de regulação urbanística, o atendimento à demanda habitacional e ao direito à cidade: este é o objetivo de um projeto desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. A iniciativa tem como foco a realização de encontros virtuais temáticos, sempre com a participação de convidados de diferentes instituições e da comunidade acadêmica.

O projeto é desenvolvido por professores do mestrado, da licenciatura e do bacharelado em Geografia, vinculados ao Núcleo de Estudos Território, Ambiente e Paisagem (Netap). Participam também professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, técnicos-administrativos e estudantes da UFFS, além de colaboradores externos.

Conforme a professora Juçara Spinelli, coordenadora do projeto, as cidades brasileiras de porte médio vêm apresentando, nas últimas décadas, maior crescimento em comparação às metrópoles e cidades de grande porte.

- Esse crescimento, em grande parte, é reflexo da reestruturação econômica e produtiva regional, cuja dinâmica intraurbana acaba por ancorar novos investimentos (indústrias, redes de comércio e serviços especializados, entre outros) e atrair pessoas que se movimentam pendularmente a trabalho, a estudo ou em busca de outros serviços e atividades, ou que acabam por residir de forma fixa na cidade – aponta a docente.

- Diversos estudos já apontaram que nem sempre o crescimento é justificado pela demanda habitacional, ou suprimento do deficit já existente, mas pela busca, pelo mercado, da constante valorização imobiliária e atividades rentistas a partir da locação de imóveis ou parte deles. Diante desse cenário, buscamos debater essa dinâmica para compreender as lógicas que configuram esse crescimento, com forte adensamento na área central e vasta expansão de novos loteamentos nas áreas periféricas em Erechim – explica Juçara.

No dia 16 ocorreu o primeiro debate, que teve como tema a dinâmica da expansão urbana em Erechim. Mais de 30 pessoas participaram da atividade. A convidada foi a arquiteta e urbanista Chaelin Dall’ Agnol Fiorentin, mestra em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os encontros são abertos tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade regional. Confira abaixo a programação prevista para os próximos três meses, sempre no horário das 18h às 19h30, de modo remoto, pelo Webex https://uffs.webex.com/meet/jucara.spinelli.

A coordenação do projeto informa que as datas podem mudar, assim, é necessário verificar a programação atualizada na página https://www.uffs.edu.br/campi/erechim/eventos-erechim.

13 de setembro
Tema: Habitação e Planejamento
Painelista: Jorge Psidonik

18 de outubro