Professores e alunos de Arquitetura e Urbanismo publicam livro
Obra que trata do espaço público de Erechim é resultado de um projeto de extensão

Publicado em: 20 de maio de 2019 08h05min / Atualizado em: 11 de junho de 2019 22h06min

Professores e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS acabam de publicar o livro “Panorama do espaço público em Erechim”. Trata-se de uma coletânea de artigos, ensaios acadêmicos e fotografias que apresentam informações sobre os espaços públicos do município localizado no Alto Uruguai gaúcho. A publicação da Editora Unisul, organizada pelo professor Marcos Sardá Vieira, tem ainda a participação dos professores Andréia Saugo, Edison Kiyoshi Tsutsumi e Roberto Valmir da Silva.

A obra, disponibilizada gratuitamente, é fruto de um projeto de extensão da UFFS – Campus Erechim desenvolvido em 2013 e que originou mais de 60 artigos publicados em jornais da cidade. Conforme explica Vieira na apresentação do livro, “o relato de experiências e vivências na esfera pública e a divulgação de análises acadêmicas sobre os cenários da cidade constituem, em si e articuladamente, práticas culturais pouco usuais no rol de atividades da arquitetura e urbanismo”. Além do professor, outros 15 acadêmicos assinam os artigos, que tratam sobre temas como acessibilidade, vegetação urbana, trânsito, plano diretor, entre outros.

O livro pode ser baixado pelo Google Drive.