Podcast de divulgação científica já conta com 20 episódios
Conheça o podcast Sem Fronteira, criado por professores vinculados ao curso de Geografia do Campus Erechim.

Publicado em: 06 de abril de 2021 09h04min / Atualizado em: 06 de abril de 2021 14h04min

Futebol, arte, pandemia e terraplanismo: esses são alguns dos temas tratados no podcast Sem Fronteira, ação desenvolvida por professores vinculados ao curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. Criado com o objetivo de promover a divulgação científica e a integração entre universidade e sociedade, o podcast está disponível nas plataformas de áudio desde o ano passado e já soma 20 episódios sobre diferentes temas, debatidos não apenas por pesquisadores da UFFS, mas também de outras instituições.

- Trata-se de um projeto de extensão que se caracteriza em um canal de veiculação de informações acadêmicas, tentando preencher algumas lacunas deixadas pela mídia, pelos recursos didáticos tradicionais disponíveis nas escolas (livros didáticos, por exemplo) e na Universidade – destaca o professor Éverton Kozenieski, coordenador do podcast.

Os episódios foram concebidos para propiciar diálogos a respeito de temáticas geográficas de várias tendências, apresentando estudos e pesquisas recentes em um formato descontraído e acessível. Entre os convidados, há professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), entre outras instituições.

Podcast tem por objetivo promover a divulgação científica e a integração entre universidade e sociedade (Foto: Ascom)

- Pretendemos dialogar com os estudantes de Geografia da UFFS e de outras instituições, professores da Educação Básica e também com a comunidade em geral, uma vez que aproxima a produção científica da comunidade acadêmica e regional – complementa Éverton.

Os programas estão hospedados na plataforma Anchor e são distribuídos no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, RadioPublic, Pocket Casts, Overcast, Breaker e Deezer. Você pode acessar os episódios neste link. Acompanhe as divulgações também pelas redes sociais, seguindo a hashtag #psemfronteira.

Novos episódios do podcast Sem Fronteira já estão sendo produzidos. A equipe pretende lançá-los no início de maio. Confira abaixo a lista de episódios disponibilizados até o momento.

1 - Extensão universitária

2 - O que a Geografia tem a dizer sobre o terraplanismo - parte 1

3 - O que a Geografia tem a dizer sobre o terraplanismo - parte 2

4 - O uso de tecnologias digitais no ensino