Nota de repúdio

Publicado em: 29 de outubro de 2021 08h10min / Atualizado em: 29 de outubro de 2021 11h10min

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (RP) são ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e objetivam proporcionar aos discentes formação prática promovendo integração da educação básica e do ensino superior.

Esses programas, para além do impacto na formação inicial e continuada de professores, do fortalecimento das ações de valorização do magistério e da qualidade dos processos educativos, são importantes estratégias de aproximação entre as universidades e as escolas públicas.

A Universidade Federal da Fronteira Sul surgiu com o compromisso de promover o desenvolvimento regional nos seus espaços de abrangência e com a responsabilidade de colaborar fortemente com a formação inicial e continuada de professores (educadores) para a educação básica.

Neste sentido, a Direção de Campus e as coordenações de cursos de licenciatura da UFFS - Campus Erechim vêm a público se solidarizar e se juntar aos mais de 60 mil bolsistas que fazem parte dos programas, bem como repudiar veementemente os atrasos e se colocar contra os cortes nas áreas da educação e da ciência.

Investimentos financeiros e garantia de recursos são primordiais para a continuidade dos programas. Com uma nota de esclarecimento da Capes, no dia 07 de outubro, os integrantes dos programas foram surpreendidos com a informação de que “os pagamentos relativos aos programas PIBID e Residência Pedagógica serão adiados para os próximos dias”, justificando que o pagamento estava condicionado à aprovação do Projeto de Lei 17/2021, em trâmite na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Com uma previsão de pagamento para semana seguinte, até o momento essas bolsas não foram pagas.

O atraso no pagamento das bolsas vem causando transtornos para milhares de estudantes que necessitam desse benefício para o desenvolvimento das ações previstas nos programas. Para muitos discentes, essa é a única fonte de renda que garante sua manutenção na universidade.

Essa situação gera incerteza e compromete a qualidade no desenvolvimento das atividades que os bolsistas buscam implementar com compromisso e responsabilidade social, são ações educativas que contribuem para melhorar a qualificação profissional dos licenciandos, bem como a aprendizagem de estudantes da educação básica.

No âmbito do Campus Erechim, encontram-se nessa situação 168 bolsistas alunos, 21 bolsistas docentes e 21 supervisores/preceptores em 15 escolas.

O atraso no pagamento das bolsas desmotiva e desqualifica o trabalho dos integrantes dos projetos, que se empenham na realização das suas tarefas, causando enormes prejuízos a toda comunidade.

Assim, conclamamos a imediata aprovação do PLN 17/2021 e que a situação seja normalizada como garantia de manutenção dos programas e qualidade dos projetos educacionais.

Sandra Simone Höpner Pierozan
Diretora em exercício do Campus Erechim 

Alcione Roberto Roani
Coordenador do Curso de Filosofia

Ana Maria de Oliveira Pereira
Coordenadora do Curso de Geografia - Licenciatura

Cláudia Adriana da Silva
Coordenadora do Curso de Educação do Campo

Débora Clasen de Paula
Coordenadora do Curso de História

Douglas Santos Alves
Coordenador do Curso de Ciências Sociais

Naira Estela Roesler Mohr
Coordenadora do Curso de Pedagogia

Anexos da notícia: