Nota de repúdio

Publicado em: 14 de outubro de 2021 08h10min / Atualizado em: 14 de outubro de 2021 10h10min

A Direção da UFFS - Campus Erechim e o Centro de Línguas do Campus Erechim (CELUFFS - ER) repudiam os ataques racistas sofridos pelo Prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva, docente do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP/UnB) e destacado pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UnB), ocorridos em 4 de outubro de 2021.

Conforme informações da nota de repúdio do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UNB), “O professor promovia um evento acadêmico de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem, organizado por seu grupo de pesquisa, quando a reunião privada no Meet foi invadida. Diante de seus convidados, o prof. Joaquim Dolz (Universidade de Genebra) e o prof. Lynn Mário Menezes de Sousa (USP/CNPq), e de centenas de pessoas de IES do Brasil e do exterior, nosso colega sofreu o constrangimento de ser violentamente atacado com discursos racistas. Na tarde do mesmo dia, em reunião de orientação com estudantes do PPGL, novo ataque foi dirigido ao docente na mesma plataforma.”

Neste momento, nosso acolhimento e nossa solidariedade ao Prof. Kleber Aparecido da Silva e nosso reconhecimento ao seu trabalho acadêmico na luta antirracista.

O professor Kleber esteve na UFFS - Campus Erechim no evento on-line do CELUFFS - ER  “Língua(s) de Herança(s)” em 30 de agosto de 2021.