No Dia dos Povos Indígenas, PIBID faz webconferência com cacique guarani para estudantes da região
Atividade foi promovida pelo Núcleo de História do programa

Publicado em: 20 de abril de 2021 10h04min / Atualizado em: 20 de abril de 2021 10h04min

O núcleo de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim promoveu, na segunda-feira (19), o evento virtual “História indígena em debate”. A iniciativa foi concretizada no âmbito da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Helvética Rotta Magnabosco, onde atuam os acadêmicos do núcleo.

A atividade, realizada naquele que é conhecido como Dia dos Povos Indígenas, ocorreu nos períodos da manhã e da tarde. Os estudantes assistiram a uma palestra do acadêmico Joel Kuaray, discente do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza. Joel é professor, possui magistério pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). É guarani e cacique da Terra Indígena Mato Preto (Aldeia Araudú Verá).

- Todas as palestras que eu faço são sempre uma experiência nova. Cada aluno, de cada escola, é diferente, e eu acabo aprendendo com isso. Daí a importância de os alunos também poderem me questionar sobre suas curiosidades. É sempre um prazer falar sobre o meu povo e a minha cultura, ainda mais em uma região em que é muito difícil ser indígena – destacou Joel.

Para a professora Andréia Terezinha Kaminscki Paida, mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da UFFS, a atividade foi importante para “estimular a desnaturalização social e combater o etnocentrismo que possa residir nos currículos escolares”.

- Mais do que uma data obrigatória no calendário escolar, o Dia dos Povos Indígenas permite que possamos estar em contato com as culturas desses povos que formam o Brasil. Para que consigamos romper com estereótipos sobre as culturas indígenas é preciso não apenas darmos voz a esses sujeitos. É de fundamental importância, ouvi-los – disse Andréia.

Na UFFS – Campus Erechim, o PIBID de História conta com os seguintes bolsistas: Guilherme José Schons, Daniel da Silva Amorim, Andressa Mara Schuck, Jennifer Gama Silva, Alessandra Remussi, Isadora Canello, João Paulo de Almeida Farina e José Fhelipe da Fonseca Santos – todos atuam na Escola Helvética supervisionados pela professora Andréia. A coordenação e orientação do núcleo é feita pelos professores Halferd Carlos Ribeiro Júnior e Isabel Rosa Gritti.

Nos próximos meses, os acadêmicos do núcleo continuarão desenvolvendo atividades na escola. Segundo eles, “no intuito de propiciar a deflagração de um contexto que suscite a pesquisa sobre o ensino de História na Educação Básica”.