Nipeas promove live sobre desenvolvimento territorial
Professor português Luiz Oosterbeek é o convidado para falar sobre o tema

Publicado em: 27 de outubro de 2020 10h10min / Atualizado em: 27 de outubro de 2020 14h10min

Desde o mês do julho, o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (Nipeas) da UFFS - Campus Erechim vem promovendo uma série de lives para apresentar experiências de pesquisa e de extensão desenvolvidas pelos seus integrantes, além de problematizar temas pertinentes à práxis científica dialógica, responsável por construir conhecimento significativo para os segmentos sociais populares pertencentes ao território em que a UFFS está inserida.

A próxima live está programada para o dia 4 de novembro, às 14 horas, no canal do Núcleo no Facebook. Para falar sobre o tema “Os princípios da gestão integrada do território”, o Nipeas convidou o professor do Instituto Politécnico de Tomar/Portugal (IPT) Luiz Oosterbeek.

PhD em Arqueologia pelo University College London, Oosterbeek também é coordenador da Cátedra UNESCO/IPT de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território. Dirigiu e co-dirigiu trabalhos de arqueologia em Portugal, Senegal, Angola, Brasil e Colômbia, além de trabalhos em gestão do patrimônio e em gestão do território em Portugal, Itália, Senegal, Angola, Namíbia e Brasil.

Segundo o coordenador do Nipeas, professor Émerson Neves da Silva, o objetivo da atividade é qualificar o planejamento do Núcleo, na perspectiva da gestão integrada do território, a partir da socialização das experiências que Oosterbeeck vêm desenvolvendo na Europa através da Cátedra UNESCO/IPT de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território.

Émerson explica que a discussão sobre o tema é estratégica para qualificar a inserção da UFFS na região. “Pensar o território enquanto um espaço em permanente construção dialética significa compreender a existência de múltiplos sujeitos sociais, de variados tipos de conflitos, de potencialidades e possibilidades de desenvolvimento presentes nesse espaço, que ditam a dinâmica cotidiana da vida na região. É fundamental a Universidade reconhecer essa realidade para construir ações de extensão e pesquisa voltadas para o desenvolvimento territorial capaz de atender às demandas econômicas, culturais e sociais mais prementes do território. Dessa forma, coloca-se enquanto uma integrante do território, não como externa e/ou a parte”, diz.

O evento terá a mediação do professor Émerson. Embora seja uma atividade formativa do Núcleo, ela é aberta a todos os interessados. Haverá emissão de certificado para os participantes, e o link para a lista de presenças será disponibilizado durante a live.