Nipeas promove live com o educador popular e sociólogo Oscar Jara
Evento poderá ser acompanhado na quarta-feira (29), às 18h, pelo Facebook

Publicado em: 24 de julho de 2020 16h07min / Atualizado em: 27 de julho de 2020 13h07min

Extensão crítica universitária e o papel da sistematização de experiências na produção do conhecimento é o tema da live organizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (Nipeas).

A atividade, que acontece na próxima quarta-feira (29), às 18 horas, terá o educador popular e sociólogo Oscar Jara como convidado e mediação do professor da UFFS Campus Erechim e coordenador do Nipeas Émerson Neves da Silva.

Oscar Jara é doutor em educação e presidente do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL). Iniciou sua trajetória em seu país natal, o Peru, e tem trabalhado há mais de 40 anos com processos de educação e organização popular em todos os países da América Latina. Ele também possui cidadania costarriquenha.

De acordo com Silva, o objetivo da atividade é "refletir acerca dos fundamentos teóricos da extensão universitária crítica latino-americana e o referencial da sistematização de experiências sociais. Essa base teórica é essencial para pensarmos a universidade sobre novas bases, ou seja, a partir da perspectiva dialógica, capaz de articular o conhecimento científico com as demais formas de saberes. Nesse sentido, pode ser um arcabouço pertinente para pensarmos formas de curricuralizar a extensão".

Para acompanhar a live acesse a página do Nipeas no Facebook.