Inscrições abertas para curso de História Antiga
Com dez oficinas, que iniciam no sábado (31), formação é direcionada a professores da rede pública

Publicado em: 26 de agosto de 2019 13h08min / Atualizado em: 26 de agosto de 2019 14h08min

A Universidade Federal da Fronteira da Sul (UFFS) – Campus Erechim está com inscrições abertas para um curso de formação sobre História Antiga, destinado principalmente a professores que atuam na rede pública da educação básica.

O curso, gratuito, engloba dez oficinas ministradas predominantemente por professores da Universidade, com a colaboração de educadores da comunidade regional. Os encontros ocorrem aos sábados pela manhã (8h às 12h), com carga horária total de 50 horas. São ofertadas 30 vagas. As inscrições ocorrem até sexta-feira (30) e devem ser feitas pelo e-mail do professor Paulo Bittencourt, coordenador do curso: pjsbittencourt@uffs.edu.br. A primeira oficina será neste sábado (31).

Os fundamentos teórico-metodológicos do projeto contemplam os seguintes aspectos: abordagens interdisciplinares e comparativas em História; novos campos de investigação e áreas temáticas que considerem a interação dinâmica, no exercício da docência, entre as fontes documentais, escritas e de outros tipos, e os sujeitos históricos sobre os quais o espírito do tempo presente joga luz; a articulação orgânica e permanente entre os métodos de produção do conhecimento histórico e a prática de ensino.

O conteúdo programático contempla atividades de produção de planos de ensino por parte dos participantes, com base nas temáticas abordadas e sob a orientação do coordenador e dos colaboradores, e que, devidamente registradas, serão entregues até o último encontro como condição para a obtenção de certificado, além do critério de frequência de 75% ao longo das oficinas.

Dia 31 de agosto
Abertura
Oficina 1: “Novos” objetos, “antigos” sujeitos: corpo, gênero e poder no mundo clássico
Ministrante: Fábio Feltrin de Souza (UFFS)