Grupo Planetários do Sul, do qual a UFFS é integrante, promove ações de popularização e formação em Astronomia
Próxima atividade será uma sessão virtual na próxima terça-feira (4), às 10 horas

Publicado em: 31 de julho de 2020 15h07min / Atualizado em: 03 de agosto de 2020 13h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul, por meio do curso de Geografia do Campus Erechim, integra o grupo Planetários do Sul, que envolve, além dos Planetários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), programas e projetos de outras instituições e grupos de Astronomia de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Segundo o professor da UFFS – Campus Erechim, Anderson André Genro Alves Ribeiro, o grupo desenvolve ações de divulgação, popularização e formação em Astronomia nas escolas. Uma das atividades planejadas pelo grupo será realizada na próxima terça-feira (4), às 10 horas. Trata-se de uma sessão virtual, aberta a todos os interessados, em especial estudantes do ensino fundamental e professores, que tratará das seguintes temáticas: Projeto Eratóstenes, de medida do raio da terra (em escolas); Diferença horária (nascer do sol) em diferentes longitudes; Programas de simulação do céu; Viagem virtual à lua e Marte.

A sessão virtual pode ser acompanhada pelo Canal do Planetário da Unipampa no YouTube.